Top

Museu da Casa Brasileira apresenta o Mercado Manual

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove há quatro anos o Mercado Manual. Em 2019, o evento terá uma edição de Natal nos dias 7 e 8 de dezembro, das 10h às 20h, com entrada gratuita. Dessa vez, a curadoria do festival dá ênfase a artesãos para que todos os públicos encontrem, num só lugar, um presente de Natal Manual.

“Nesta edição, a curadoria está muito variada, pois foi pensada para que os visitantes encontrem tudo o que precisam para presentear com originalidade e gentileza”, ressalta Karine Rossi, cofundadora da Rede Manual. Dezembro, que é naturalmente um mês festivo, é também o período do ano em que se celebra a parceria estabelecida entre o Mercado Manual e o Museu da Casa Brasileira, decorrente da vocação de ambos em dar protagonismo aos artesãos.

“O MCB realiza diversas feiras, com o intuito de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final, na tentativa de garantir a sustentabilidade desta cadeia produtiva. O Museu se alia ao Mercado Manual no incentivo e fortalecimento da criatividade e do empreendedorismo”, acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do museu.

São mais 100 artesãos dos segmentos de moda, design, casa, arte, acessórios, beleza, bem-estar e seção infantil. Peças feitas à mão, uma a uma, com histórias para contar e criadas a partir dos valores que compartilhamos: o fomento à cultura manual brasileira, o incentivo à cadeia produtiva sustentável e a consolidação de um consumo consciente.

O Mercado Manual é também um espaço de vivência e convivência. Pensamos e criamos uma programação especial de oficinas e outras atrações gratuitas para que pessoas de todas as idades possam desenvolver novos saberes, trocar afeto e se divertir. Para as crianças, nosso parceiro Erê Lab convida pequeninos e pequeninas a brincarem num espaço exclusivo. Além disso, teremos uma diversificada praça gastronômica com pequenos empreendedores da cidade.

O Manual no MCB é realizado com o apoio da companhia Juta Castanhal, que incentiva a moda sustentável com fibras orgânicas, e da empresa YVY de produtos de limpeza biodegradáveis sem compostos nocivos ao planeta. Idealizada por Karine Rossi, Daniela Scartezini e Patricia Toledo, a Rede Manual é a concretização de um sonho: reunir e empoderar artistas, designers e pequenos produtores ao perpetuar seus fazeres manuais, além de expandir toda a cultura que os envolve por meio de um espaço que incentiva o consumo consciente e a proximidade entre artesãos e público.

Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, São Paulo.

Mais de Lifestyle