Top

Salvador: 3 lugares para sair do óbvio na capital cultural do Brasil

A capital baiana é um grande polo de cultura do País. Com uma diversificada opção de atividades, ritmos e sabores, a cidade é um deleite para turistas brasileiros e estrangeiros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Salvador tem uma importância histórica e social muito grande para o Brasil. Uma simples caminhada pelas ruas do centro faz com que você se depare com uma rica diversidade. Se for ficar pouco tempo, você tem a opção de aluguel de carros em Salvador, para se deslocar entre as diversas opções que a cidade oferece.

Quer conhecer melhor Salvador fugindo das opções mais óbvias da cidade? Separamos três lugares que devem estar no seu roteiro!

Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte

O centro de arte Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte é uma excelente opção para quem deseja conhecer mais da cultura brasileira. O centro tem como objetivo estimular a mobilização popular, educando e incentivando as pessoas a criar novas formas de se expressar, partindo de questões históricas, artísticas e culturais.

Lá, o visitante pode ver vídeos e palestras sobre o assunto, além de contemplar uma galeria de arte bem peculiar. No acervo próprio do centro, estão as obras de alguns artistas renomados, como Carybé, Betty King, Juarez Paraiso e Carlos Bastos. E o melhor: a visita à galeria é gratuita.

Casa da Música

Este é outro espaço para contemplar a história da Bahia — e do Brasil. A partir da memória da música baiana, com um acervo de mais de 700 peças, entre partituras, vídeos, áudios, discos e instrumentos, a música da Bahia recebe as devidas homenagens, além de proteger o legado que as expressões do povo baiano possui.

Desde 2003, a Casa da Música se tornou um importante espaço cultural, recebendo atividades voltadas às artes em suas diferentes linguagens. Os visitantes podem participar de exposições temporárias, além de saraus semanais e outros bate-papos musicados. Os temas são sempre próximos à música e à importância da preservação do complexo do Abaeté. Quem ficar mais tempo em Salvador pode se inscrever em algumas das oficinas de canto ou de flauta-doce.

Cine Teatro Solar Boa Vista

Outro espaço multicultural, o Cine Teatro Solar Boa Vista reúne festivais de dança, teatro, mostras de cinema, shows musicais e atividades educativas, como oficinas, workshops e feiras. O principal objetivo do espaço é manter um diálogo aberto com a comunidade local, que também foi a morada de Castro Alves.

Nos anos 80, o Solar viveu momentos importantes para os artistas locais e nacionais. Grandes nomes, como Cássia Eller, Djavan, Luiz Caldas e Ivete Sangalo, fizeram apresentações no espaço.

Mais de Lifestyle