Top

Arquitetura: mexicano cria casas orgânicas com formas naturais

O arquiteto mexicano Javier Senosiain é um especialista em criar casas orgânicas. Sua mais recente obra é uma residência construída a noroeste da Cidade do México, toda verde e inspirada em uma cobra.

Com caminhos subterrâneos, ele conseguiu elaborar um tipo de caverna onde as pessoas estão abrigadas por uma área verde infinita, disfarçada sob dunas gramadas que remetem a duas moradias: diurna e noturna.

Sanosiain sempre constrói casas inspiradas em formas da natureza, uma cobra, um tubarão, uma flor e até mesmo um cogumelo. Em outra criação, ele teve como inspiração uma casca de amendoim, organizando a casa como dois espaços ovais unificados por um corredor curvo.

Apesar de ser construída no subsolo, o interior é preenchido com luz natural, permitido por uma série de grandes janelas curvas que enquadram o ambiente verdejante. Enquanto isso, a ventilação é facilitada graças às formas aerodinâmicas da residência que permitem a livre circulação de ar. Ecoando a topologia do exterior, os móveis são integrados de forma semelhante ao ambiente, facilitando a circulação e aproveitando ao máximo a área disponível.

Para atingir as formas sinuosas que compõem a casa orgânica, Senosiain utilizou ferrocimento, um material composto por argamassa reforçada com tela – uma malha de aço leve. Um grande atrativo do ferrocimento é que os edifícios podem se tornar muito interessantes. Elogiado por sua força e flexibilidade, ele pode ser usado em estruturas curvas como cúpulas, telhados e cascos de navios.

Veja na galeria algumas das construções do arquiteto e deleite-se!

Mais de Lifestyle