Top

Você já conhece a maior torre japonesa do Brasil?

Localizada na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo, a uma hora da avenida Paulista, a Torre de Miroku é uma construção de elevado teor artístico cravada em uma magnífica paisagem natural. O  acesso é feito somente por barco, num lindo passeio de 20 minutos pela Represa Billings, numa embarcação que possui um dragão dourado na sua proa, simbolizando proteção e purificação da água.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No início da obra, foi elaborado um projeto que utilizou uma técnica mista de construção, onde a estrutura interna de vigas e colunas foi constituída de concreto armado, e a sustentação do telhado, sobreposto em cinco andares, foi feita no padrão da tradição japonesa de encaixe de madeiras, com vigas fixadas sem a utilização de pregos e parafusos. Esta técnica mista, que utiliza a metodologia da engenharia moderna aliada ao conhecimento milenar de sustentação de vigas por encaixe, permitiu que a Torre de Miroku fosse a primeira no mundo a possuir um vão livre até o topo.

A torre demorou 12 anos para ficar pronta, tem 32 metros de altura e possui cinco telhados utilizando 13 mil telhas, todas esmaltadas com uma tinta trazida do Japão, que contém ouro em sua composição.

Cada um dos cinco telhados representa uma parte do corpo da divindade. O primeiro e menor de todos é a cabeça, o segundo o pescoço, o terceiro o peito, o quarto a barriga e o quinto as pernas, como forma de alicerce. Toda a área do complexo possui 75 mil metros quadrados.

Na construção foram usadas 400 toneladas de madeira (angelim pedra, jatobá e eucalipto) ecologicamente sustentável.

No interior da torre há uma escultura 3D de 8 metros e que pesa 4 toneladas, executada durante 3 anos em blocos de madeira (embuia) e folheada em ouro 24 quilates que simboliza Kannon, uma divindade tanto masculina quanto feminina que é reverenciada no Oriente.

Mais informações no site www.uakatour.com.br.

Mais de Lifestyle