Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação de Exportadores de Frutas do Chile, a Asoex, traz ao Brasil a campanha “O Sabor do Verão”, com o intuito de promover as aclamadas cerejas chilenas junto ao mercado e consumidor brasileiro. A ideia é incentivar o consumo, além das festas de Natal e fim de ano, e estendê-lo pela temporada em que as cerejas estão disponíveis no país.
A campanha visa também a valorizar os aspectos nutricionais e a versatilidade da fruta, que pode ser consumida fresca e no preparo de diversos pratos e drinques.
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Na América do Sul, o Chile está entre os países com o melhor clima para o cultivo da cereja. Além do relevo propício, o país apresenta aspectos e técnicas particulares desde o plantio e o manejo (polinização, controle de pragas, coberturas de proteção, armazenamento etc.) até a colheita, feita com métodos e equipamentos de alta tecnologia, que garantem a produção de uma fruta de alta qualidade, de cor vermelha intensa, com sabor natural e adocicado e polpa macia.
No Brasil, a temporada das cerejas vai de dezembro a janeiro em média, coincidindo com o início do verão no país. A fruta, fresca e saborosa, possui um teor importante de água, adaptando-se muito bem ao paladar do brasileiro, principalmente nos dias mais quentes.
As cerejas ainda possuem uma composição nutricional capaz de fornecer muitos benefícios ao organismo, dentre eles, destaque para os poderes antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, além de regular o ritmo cardíaco e o nível de colesterol no sangue. Também vale ressaltar a prevenção de acidentes vasculares cerebrais, de enxaquecas e a melhora da qualidade do sono.
A ação acontece no mês de dezembro, com degustações nos principais mercados e hortifrutis de São Paulo.
O Chile é líder mundial na exportação de cerejas sendo o principal fornecedor da fruta ao mercado brasileiro, que está entre os cinco principais destinos das exportações do produto. O ranking é liderado por China, EUA, Taiwan e Hong Kong.