Top

Natal: aproveite para conhecer o incrível Leste Europeu

Para quem gosta de neve e frio o Leste Europeu é pedida certa para as folgas de fim de ano, incluindo o Natal. As festas por lá são bem animadas e comemoradas e, mais, podem ser bem românticas – para quem quer aproveitar a dois.

Se o plano é visitar a região, a Interpoint Viagens e Turismo, agência especializada em experiências de luxo, elegeu 5 destinos. Veja quais são:

Praga, República Tcheca
A começar com Praga, tanto na chamada Cidade Velha, como na Praça Venceslau, tudo é encantador nas barracas típicas que vendem salsichas, o delicioso bolo trançado (vánocka) e especialidades locais, além de vinho quente, cristais, artigos de vidro tcheco e brinquedos de madeira. Não há como não se encantar com marionetes representando bruxas e personagens fantásticos do teatro tcheco, as velas perfumadas, chapéus, cachecóis e bonecos de neve. Há ainda as árvores de Natal, em torno da quais acontecem espetáculos culturais, apresentações de dança e música. Há ainda mercados paralelos e igualmente fascinantes na Praça da Paz e em frente ao Castelo de Praga.

Budapeste, Hungria
Em Budapeste, o cenário é a Praça de São Estevão, onde fica a imponente basílica de mesmo nome, um dos mais belos monumentos da cidade. Uma pista de patinação no gelo, especialmente concebida para crianças e famílias, e um show de luzes, ao lado de manifestações artísticas e musicais, entretêm e encantam. Outro destaque é o show com projeção 3D, visto de todos os cantos da praça, com direito a óculos 3D, para dar o tom completo da magia. Ao redor da tradicional Praça Vorosmarty espalham-se centenas de chalés do estilo de montanha, para venda de tudo que se pode imaginar – do pão húngaro (lángos), salsichas e carnes grelhadas a doces típicos de Natal feitos com sementes de papoula, nozes e passas. Há ainda chocolates recheados de marzipã [comuns em toda a Europa] e geleia de frutas para pendurar na árvore, estude, castanhas assadas e aguardente de damasco, entre outras delícias.

Liubliana, Eslovênia
Em Liubliana, capital da Eslovênia, a Feira Festiva dá nome ao mercado local natalino. Tudo acontece no centro histórico da cidade, em um cenário que remonta aos contos de fada, com seu majestoso castelo todo iluminado. As praças da cidade enchem-se de tentadoras barracas e a música toma conta do ambiente, em noites brancas, cheias de neve. A chegada de São Nicolau veste-se de pompa e circunstância, e para celebrar, crianças com vozes entoam cantos natalinos, levando à “plateia” a mais pura emoção. Tocadores de realejo, doces típicos e biscoitos natalinos – que parecem brinquedos coloridos- são alguns dos tesouros que o Natal esloveno nos permite descobrir.

Bratislava, Eslovênia
Bratislava, na Eslovênia, não deixa por menos. O mercado de Natal ocupa toda a praça principal, no coração desta linda capital do Leste Europeu, na fronteira com Áustria e Hungria, às margens do rio Danúbio. Não deixe de provar a célebre panqueca de batata, com vários e saborosos recheios. Aproveite também para experimentar o famoso ponche de frutas, ou mole wine. Outra curiosidade gastronômica são as carpas eslovaca, típicas das mesas de seus habitantes. Aproveite para percorrer ruas iluminadas e enfeitadas, assim como pequenas feirinhas de bairro, onde é possível encontrar lindas bolas decoradas para pendurar na árvore de Natal, e se tiver um tempinho, não deixe de visitar a única entrada que a cidade manteve das antigas muralhas – o Portão de St. Michel, com seu telhado de cobre do século 18. Destacamos ainda o trabalho dos ceramistas, ferreiros e vidraceiros locais, um belo presente para os olhos, que vale a pena adquirir e levar de lembrança.

Cracóvia, Polônia
Cracóvia, antiga capital da Polônia e destino mais importante do país, também reserva gratas surpresas. Conhecida por sua arquitetura e, obviamente, por ser dona de uma tradicional e imponente praça principal, Cracóvia possui belos e animados mercados de Natal, sendo o mais famoso o que acontece em frente ao Palácio dos Panos e ao redor da Basílica de Santa Maria, em um cenário memorável, principalmente quando há neve. Perca-se pelas barracas que vendem magnificas joias de âmbar do Báltico, outras com esculturas em madeira, cristais da Boêmia, roupas, chinelos, doces, vinhos e cerveja quente, salsichas polacas, sopas e ensopados. Tudo isso embalado por corais natalinos, danças folclóricas, shows e mini presépios.

Mais informações: Interpoint Viagens e Turismo
; tel. (11) 3087-9400.

Mais de Lifestyle