Categories: Lifestyle

Exclusivo: Maya Gabeira conta como superou acidente até chegar ao Guinness Book

Share

Mesmo que você não acompanhe campeonatos de surfe, provavelmente já ouviu falar de Maya Gabeira. A primeira vez em que a surfista profissional se tornou manchete foi em 2013, quando sofreu um acidente no mar de Nazaré, em Portugal, lugar conhecido por ter algumas das maiores ondas do mundo. A atleta saiu inconsciente da água e ficou três anos afastada do esporte em recuperação.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Porém, agora ela voltou a ser notícia por um motivo muito especial: Maya entrou para Guinness Word Records (conhecido como o livro dos recordes) como a primeira surfista mulher e também a que pegou a maior onda do mundo, de 20,9 metros, em Nazaré – sim, no mesmo local do acidente que quase tirou sua vida. A história de superação de Maya terminou com um grande final feliz, pois a categoria de ondas gigantes femininas no Guinness foi criada especialmente para ela.

“Represento o Brasil, represento as mulheres, além de termos criado uma categoria nova, para a qual eu tive que lutar para ser aceita”, disse a surfista em um papo exclusivo com o RG. “Espero realmente que isso seja uma motivação para que as próximas atletas queiram superar essa marca.”

O sonho de surfar a maior onda do mundo sempre foi um objetivo para a atleta. “Quando Nazaré entrou no mapa do surf de ondas grandes, tive a certeza de que esse era o lugar para tornar esse sonho realidade”, conta. Em 2013, ela resolveu focar a sua carreira nisso, mas infelizmente se machucou feio. Apesar de revelar que nunca pensou em desistir do surfe, ela conta que o desafio ficou para trás: “Eu estava fazendo o possível para melhorar, mas não podia exigir uma coisa que talvez não fosse possível, em consequência das minhas limitações físicas (minha coluna), além das psicológicas”.

De acordo com Maya, superar o acidente, os traumas e lesões a fizeram mudar como pessoa: “Foram anos de batalha, nos quais eu vivi uma experiência única, e eu acho que só o aprimoramento e conhecimento que pude adquirir nesses anos me trouxeram a confiança para tentar novamente e conseguir bater esse recorde”, explica. Em 2016, ela se sentiu preparada para voltar para água, mas sentiu o peso de tudo que viveu: “Estava sempre abaixo dos meus 100% devido às lesões e cirurgias pelas quais passei. Foi só na última temporada que eu consegui me recuperar totalmente, e estar preparada para os maiores dias”.

No entanto, positiva, a surfista acredita que tudo valeu a pena. Chegar ao topo e ser eternizada no Guinness Book foi um ponto alto: “Eu fiquei muito feliz, não tenho nem palavras, foi a realização de um sonho. É realmente gratificante”. Para os próximos passos, ela não hesita: “Foram muitos anos para chegar até aqui, então eu tenho que aproveitar isso tudo que está acontecendo e me dar conta do que foi feito. É tão difícil parar um pouco, descansar, então esse é o desafio de agora”, diz. E ela ainda dá um conselho precioso para as futuras gerações: “Que o sonho sirva de motivação para a evolução”.

Fashion na água

Além do alto nível de seu surfe, Maya também se destaca no quesito fashion. O maiô é o seu uniforme de trabalho, no entanto, ela sempre aposta em modelos coloridos e com modelagens inusitadas. O cuidado não é à toa: “Eu amo moda, mas sou muito simples e prática. Pouca estampa e tecidos mais confortáveis são a base do meu armário”, divide.

Vaidosa, os fios loiros também recebem atenção especial da surfista, já que sofrem com a exposição constante com a água do mar: “Faço hidratação e uso produtos para tentar mantê-los hidratados e protegidos”. Além disso, ela dá uma boa dica às praianas de plantão: “Uso bastante boné também, acho indispensável para quando estou fora da água ou no jet-ski”.

Foto: Reprodução/Instagram/@maya

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024