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Tóquio: cliente mal-educado paga mais por cerveja

Um pub em Tóquio decidiu tomar providências para tentar “educar” clientes que esquecem os termos “por favor” e “obrigado” do lado de fora da casa. Eles impuseram um tipo de multa aos bebedores cerveja, fazendo com que os grosseiros paguem mais pela bebida.

Funciona assim: enquanto os clientes gentis e cordiais, que dizem “Por favor, pode me trazer uma cerveja” e conversam com o garçom ou barman pagam 380 ienes (R$ 14) por uma caneca de cerveja, os brutos pagam pela mesma dose 500 ienes (R$ 18,50). E os selváticos [aqueles que simplesmente gritam: “Hei, cerveja!”] são punidos com ainda mais rigor, pagam 1.000 ienes (R$ 37) pela caneca.

O pub Konro-ya chegou a tuitar a nova forma de precificar a cerveja, postando frases como “os clientes não são Deus” e “nossos funcionários não são seus escravos”.

Assim com a “multa” gerou elogios e deve, sim, ter dado uma “baixada de bola” em muitos frequentadores acostumados a serem ríspidos, deu abertura àqueles que queriam manter a selvageria como cartão de visita.  Ou seja, passaram a usar a “multa” como aval para uma “ofensa permitida”.

Para pôr fim à controvérsia e ao constrangimento dos funcionários, o Konro-ya instituiu o autoatendimento.

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