Top

Estudo aponta que sete xícaras de café por dia podem prolongar sua vida

Boa notícia para quem não dispensa um cafezinho (ou vários) durante o dia. Um novo estudo realizado pelos institutos National Cancer Institute e National Institutes of Health comprovou que tomar a bebida em altas doses pode prolongar a expectativa de vida. Os cientistas descobriram que sete xícaras da bebida por dia podem diminuir a mortalidade em 16%.

Para o estudo, a equipe usou dados recolhidos pelo UK Biobank, no qual 500 mil adultos de idades entre 38 e 73 completaram questionários sobre saúde, passaram por exames físicos e deram amostras biológicas. Os pesquisadores perguntaram sobre os hábitos sobre cigarro e álcool e também sobre o consumo de café, incluindo quantas xícaras diárias e o tipo – sem cafeína, moído ou instantâneo. 

Durante um período de 10 anos, cerca de 14.200 participantes morreram. No entanto, os cientistas descobriram que aqueles com níveis mais altos de café no corpo viveram por mais tempo.

O novo estudo pode ser complementado pelo relatório publicado na PLOS Biology, que linkou o consumo de cafeína com melhoras na frequência cardíaca.

Pesquisadores da Universidade Heinrich-Heine e do IUF-Leibniz Research Institute for Environmental Medicine em Düsseldorf, na Alemanha, revelaram que beber quatro xícaras de café por dia pode ajudar a proteger células cardiovasculares de danos e ajudá-las a se repararem.

Mais de Lifestyle