Top

Arquivo de mais de 4 mil fotos da família real britânica vai a leilão

Um arquivo de mais de 4 mil fotos da família real britânica será colocado à venda em leilão na Inglaterra. Os registros, muitos dos quais inéditos e que mostram momentos históricos e cotidianos da realeza, datam desde os anos 1950 e cobrem um período de pelo menos quatro décadas.

O responsável pelas fotos é Vassa Voynovich, antigo aristorcrata sérvio que, após sua mudança para a Inglaterra, dedicou-se à carreira na fotografia e passou a assinar como John Scott. Aos 17 anos, Vassa liderou um pelotão no front russo da I Guerra Mundial e deixou a Sérvia rumo à Inglaterra após o país eslavo ser tomado pelas forças nazistas durante a II Guerra Mundial.

No Reino Unido, o então John, já acostumado com o ambiente aristocrático e fluente em 10 idiomas, aproximou-se da família real e teve acesso tanto a momentos históricos quanto ao cotidiano da realeza. Sua carreira decolou quando, em 1951, ele foi requisitado pela ainda Princesa Elizabeth para fotografá-la montada a caráter em uma parada da cavalaria britânica.

Várias das imagens registradas por Scott chamam atenção. Em uma delas, o fotógrafo clicou o Príncipe Andrew, com apenas 12 anos, conversando com Sarah Ferguson em um momento familiar. Curiosamente, Sarah e Andrew viriam a se casar anos depois.

Entre vários membros da realeza, o Príncipe Charles e Diana também foram clicados inúmeras vezes por Scott ao longo dos anos. Por conta da barba, muitos levantam a semelhança entre Charles na sua juventude e o príncipe Harry, atual Duque de Sussex.

Scott morreu em 1986 e deixou o arquivo de fotografias para sua assistente Judy Appelbee, hoje com mais de 80 anos.  O leilão ocorre no dia 14 de junho. A expectativa é que o lote de fotos seja arrecadado por pelo menos 10 mil libras – cerca de R$ 50 mil.

“Já lidamos com várias coleções fotográficas ao longo dos meus anos de trabalho, mas este é, sem sombra de dúvidas, um dos arquivos mais impressionantes que já vi”, David Lay, representante da casa de leilões britânica David Lay FRICS.

 

Mais de Lifestyle