Categories: Lifestyle

Quem são os nomes que comandam a cena gastronômica em São Paulo

Share

A disputa é grande no mercado gastronômico. Em busca de sucesso e retorno financeiro, restauranteurs, chefs e investidores buscam formatos para atrair o público e fidelizá-lo. Um restaurante só não basta. Enquanto alguns empresários replicam um modelo testado e aprovado, outros se arriscam mais e criam diferentes frentes.

Reunimos aqui uma seleção de 7 nomes que, de forma direita ou indireta, vem dominando a cena gastronômica de São Paulo com inúmeros estabelecimentos.

Renata Vanzetto 
Depois de consagrar o nome do Marakuthai no litoral paulista, a cozinheira trouxe o hotspot para capital. E não parou por aí. Montou duas filiais do restaurante caiçara, um buffet para eventos, o Ema, o bar Me Gusta e, mais recentemente, o Matilda Lanches – o Lambisgoia, bar em Ilhabela que também fazia parte do grupo Marakuthai, foi vendido e já não está mais sob o comando de Renata. Agora, a chef se ausenta das cozinhas por alguns meses para se dedicar a seu primeiro filho, Ziggy.

Companhia Tradicional do Comércio
A história do grupo começou com o Bar Original, que rapidamente se tornou uma referência de serviço e cozinha, além do chopp de colarinho alto e supercremoso.  Tudo isso aliado a uma ótima administração. Hoje, o CTC responde pelas casas e varias filiais do Pirajá, Câmara Fria, Bráz, Astor, Subastor, Bráz Pizzaria, Bráz Trattoria, Bráz Elettrica, Lanchonete da Cidade e Ici Brasserie.

Henrique Fogaça
O chef que iniciou sua carreria vendendo hamburguer em uma Kombi, pelas ruas de São Paulo, virou o jogo e criou sua rede. Depois do Sal, na galeria Vermelho, montou o Cão Véio, o Jamile e o bar Admiral’s Place. No início de 2018, nasceu a primeira filial de seu primogênito, no shopping Cidade Jardim, e o Cão Veio, em sociedade com o vocalista do grupo CPM 22, Badauí, também já conta com unidades nos Jardins e no Tatuapé.

Rodolfo De Santis
O italiano conquistou seu espaço com uma cozinha arrojada e de personalidade. À frente do Nino Cucina, suas criações caíram no gosto dos paulistanos e a expansão de seus negócios se deu rapidamente. O chef já conta com o Peppino Bar, o De Marino e a casa de grelhados Julieta.

Infinity
Redes internacionais invadiram São Paulo e chamam a atenção dos comensais. À frente da Infinity, empresários brasileiros trouxeram um grande nome da gastronomia mundial, o britânico Jamie Oliver. Além do Jamies Italian, outras marcas como Wendy’s, Benihana e Hooters conquistaram seus adeptos em território nacional. Uma importação que deu certo.

Alex Atala
O maior representante da cozinha brasileira leva as nossas raízes para o mundo. Os insumos nacionais vem ganhando destaque no cenário global e os olhos estão voltados para o nosso terroir. Claro, o responsável por isso é o grande chef Alex Atala, quem comanda o renomado D.O.M., além do Dalva e Dito, Açougue Central, o Bio e, a partir do segundo semestre de 2021, o hotel cinco estrelas homônimo de seu dois estrelas Michelin.

Grupo Fasano 
Por falar em hotel, uma grande grife paulistana não poderia ficar de fora. Sempre ligado nas tendências, o Grupo Fasano vem expandindo seus domínios. Além dos já consagrados Gero, Baretto, Nonno Ruggero e Al Mare, no Rio de Janeiro,, o recém-inaugurado Crudo, em Angra dos Reis, engrossa a lista de casas de alta gastronomia. E, ao que tudo indica, vem uma boa novidade em Trancoso por aí. Ficamos no aguardo!

 

 

(reprodução/ instagram)
(reprodução/ instagram)
(reprodução/ instagram)
(reprodução/ instagram)

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024