Um dos cientistas mais importantes e inspiradores dos tempos contemporâneos, o britânico Stephen Hawking faleceu nesta quarta-feira (14) em sua residência em Cambridge, Inglaterra, aos 76 anos. De acordo com comunicado emitido por familiares, “ele foi um cientista fantástico e um homem extraordinário, cujo legado e trabalho irão viver por muitos anos”.
“Certa vez, ele disse: ‘o universo não seria grande coisa se não fosse o lar de pessoas que você ama'”, revelaram em pronunciamento os filhos do astrofísico, Lucy, Robert e Tim. Hawking sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), condição que restringiu completamente seus movimentos e fala – o cientista, sempre em cadeira de rodas, se comunicava por meio de um sintetizador eletrônico.
Além da inteligência imensurável e da capacidade de codificar temas complexos para o grande público (“Uma Breve História do Tempo”, livro de Hawking sobre a origem do universo, vendeu milhões de cópias em todo o mundo), o astrofísico também tinha grande talento com as palavras. Por isso, separamos 10 das frases mais inspiradoras do homem que foi um ícone dos nossos tempos:
- “Olhe para as estrelas e não para os seus pés”
-
“A vida seria trágica se ela não fosse engraçada”
- “Minha meta é simples: entender completamente o universo, porque ele é como é e porque ele existe”
- “Minhas expectativas foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Tudo que aconteceu desde então foi um bônus”
-
Pessoas que se gabam por seu QI são uns fracassados
- Somos apenas uma raça avançada de macacos em um planeta pequeno de uma estrela banal. Mas podemos entender o universo. Isto é o que nos torna em algo muito especial”
- “Vivi sob a sombra de uma morte prematura nos últimos 49 anos. Eu não tenho medo da morte, mas não tenho pressa de morrer. Há muitas coisas que eu gostaria de fazer primeiro”
-
“Mulheres. Elas são um completo mistério”
- Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana
- A desvantagem da fama é que não consigo ir a lugar algum sem ser reconhecido. Não basta para mim colocar uma peruca e óculos escuros. A cadeira de rodas me entrega”