Categories: Lifestyle

O melhor da Espanha gourmet!

Share

A Espanha está para os foodies assim como o Evereste está para os montanhistas. O país abriga oito restaurantes três estrelas Michelin, entre eles El Celler de Can Roca em Girona, considerado o melhor do mundo. Prepare seu paladar para os bares de tapas de San Sebastián, os mercados gourmet de Barcelona, Madri e Sevilha.

Leia Mais: App seleciona experiências para viajantes na Espanha

Tudo isso harmonizado com os melhores vinhos da região, desde la Rioja e Ribera del Duero ao cava do Penedés. RG selecionou 14 restaurantes do local para quem viaja nestas férias! Veja abaixo:

 

1- El Celler de Can Roca

Nos últimos anos, o restaurante dos irmãos Joan (o chef), Jordi (o pâtissier) e Josep (o sommelier) Roca vem transitando entre a primeira e a segunda posição do ranking dos melhores do mundo da revista britânica Restaurant – além de ostentar três estrelas Michelin. O salão com paredes de vidro se abre para um jardim triangular e, ao centro de uma mesa, três pedras (rocas, em catalão) representam os anfitriões. A viagem gastronômica pode ser feita através de dois tipos de menus degustação. Seja qual for a opção, os passageiros devem estar preparados para uma sequência de surpresas que dura cerca de três horas. As reservas devem ser feitas pela internet. No primeiro dia de cada mês, à meia-noite (horário espanhol), é aberto um novo período de reservas para 11 meses adiante.

 

2- Rotas de tapas

Assim como no resto da Espanha, o tapeo (hábito de beliscar vários pratinhos diferentes de bar em bar) também é uma religião em Barcelona. Mas, numa cidade listada entre as mecas mundiais da gastronomia, esse estilo de vida vem com um upgrade. Gastrobares assinados por chefs famosos e bodegas (botecos rústicos que servem vinho direto do barril) hipsters fazem parte da rota das tapas mais incrementadas da capital catalã. A começar pelo Tickets (premiado com uma estrela Michelin) e a Bodega 1900, pilotados pelo chef Albert Adrià – que, ao lado de seu irmão Ferran, esteve à frente do lendário restaurante elBulli, fechado em 2011. Outros endereços consagrados na cidade incluem a Taverna del Suculent (Rambla del Raval, 39), uma parceria entre o chef Toni Romero e o famoso Carles Abellán, que também mantém o seu disputadíssimo Tapas 24 (Carrer de la Diputació, 269). Outros lugares indispensáveis são o Cal Pep (Plaça de les Olles), o Bar Cañete (Carrer de la Unió, 17) e o Quimet Quimet (Carrer del Poeta Cabanyes, 25), um dos lugares favoritos dos irmãos Adrià e de vários outros cozinheiros renomados na hora de um vermute – o aperitivo sagrado da happy hour em Barcelona.

 

 3 – Bilbao, Circuito dos pintxos

Assim como San Sebastián, Bilbao também tem a sua rota de pintxos  – as tapas em estilo basco – só que em menor escala, com menos turistas e a preços mais apetitosos. O tapeo  se divide em duas regiões principais. Nos arredores da Diputación (a administração regional), onde as tapas e o ambiente são mais incrementados, não perca o La Viña del Ensanche e o Bilbao Berria (bilbaoberria.es). No Casco Viejo (centro antigo), onde estão os bares mais rústicos, prove o La Olla de la Plaza Nueva (laolladelaplazanueva.es) e o SorginZulo (sorginzulo.com).

 

4 – Paella em Valência

A origem do prato que carrega o estandarte da cozinha espanhola remonta ao século 18 e à região de Albufera (onde é produzido o arroz), na Comunidade Valenciana. Como a zona era escassa em carne vermelha, a receita original – conhecida como paella valenciana – leva frango e coelho. Ao longo dos séculos, diversas variações foram surgindo na Espanha, conforme os ingredientes de cada região. Mas foi a de frutos do mar, com lula, camarão, lagostim, mexilhão, amêijoas e outras iguarias, que ficou mundialmente famosa. O vilarejo de El Palmar, no berço da tradição (na Albufera), é o lugar mais idôneo para provar direto da fonte. Mas também há grandes restaurantes em Valência, como o Casa Carmela e a Arroceria Duna (Paseo Pintor Francisco Lozano, módulo3, s/n). A tradição é comer paella no almoço, de preferência em um dia de sol (os restaurantes especializados mais puristas fecham à noite).

5 – Sant Antoni e Poble Sec

Nos últimos anos, uma conjunção de fatores fez com que uma nova área de badalação gastronômica brotasse em Barcelona, entre os bairros – antes pacatos e majoritariamente residenciais – de Sant Antoni e Poble Sec. Em primeiro lugar, a região foi adotada pelos chefs mais famosos do país, Albert e Ferran, que ergueram ali “O Bairro Adrià” (elbarriadria.com), um pequeno império com seus cinco restaurantes e bares de tapas, entre eles os estrelados Tickets, Pakta e Hoja Santa. Também fez uma baita diferença a reforma da avenida Paral-lel (fronteira entre Sant Antoni e Poble Sec), que ganhou calçadas e ciclovias mais amplas. Mas o melhor está por vir. Na reta final de uma reforma que teve início em 2009, o Mercat de Sant Antoni será o maior e mais espetacular centro gastronômico da cidade. Enquanto isso, os habituês do pedaço se divertem nos bares de tapas baratas da Carrer Blai (Poble Sec) e nos redutos hipsters da Carrer Parlament (Sant Antoni) e seus respectivos arredores. 
Local: Barcelona, Catalunha
Endereço: metrô Poble Sec

 

6 – Mugaritz

Considerado o segundo melhor chef espanhol pela revista Restaurant depois de Joan Roca, Andoni Luiz Aduriz foi pupilo de Juan Mari Arzak e Martín Berasategui (de cujo restaurante foi chef) e é tido como um dos cozinheiros mais harmônicos e criativos do momento, servindo de inspiração para gente como o brasileiro Alex Atala, de quem é amigo. A dez quilômetros do centro de San Sebastián, o Mugaritz funciona num casarão de pedras e vidro que teve de ser totalmente reconstruído após um incêndio fulminante em 2010. Escolha um dos menus degustação e prepare-se para decolar, com uma cozinha fortemente vinculada à natureza e à paisagem do País Basco.

 

7 – Heart
O que acontece quando os cozinheiros mais inovadores decidem unir forças com a companhia de circo mais bem sucedida do planeta? “Uma colisão criativa entre comida, música e arte”, Heart é a mais recente invenção dos chefs Albert e Ferran Adrià em parceria com Guy Laliberté, o fundador do Cirque du Soleil. Instalado num hotel de luxo no centro de Ibiza, o lugar propõe uma Live Dinner Experience para a temporada de 2016 (o conceito muda a cada ano), a um preço fixo. A noite acontece em atos e começa com um aperitivo ao ar livre em clima de mercadinho de street food. O segundo passo é o jantar em si, embalado por performances artísticas em segundo plano. A terceira etapa é o grande espetáculo da noite, seguido de uma balada propriamente dita – porque, afinal de contas, estamos em Ibiza.

8 – Platea

Inaugurado em 2014, o autoproclamado “maior centro de ócio gastronômico da Europa” é um gigante de seis mil metros quadrados instalado em um edifício onde, originalmente, funcionou o cinema Carlos III. Com uma reforma que custou € 60 milhões, o lugar ganhou um mix de restaurantes e bares, além de um espaço para shows. Com pé direito vertiginoso e muito brilho, abriga um restaurante do premiado chef Ramón Freixa (Arriba), e o ambicioso Sinergias United Chefs, com ênfase nos frutos do mar, comandado por um trio de cozinheiros estrelados: Paco Roncero, Marcos Morán e Pepe Solla. Entre outras delícias grifadas, o complexo inclui um bar de coquetéis assinado pelo argentino Diego Cabrera (o barman do famoso Le Cabrera) e uma filial da pâtisserie Mamá Framboise, do pâtissier Alejandro Montes.

 

9 – Mercado de San Agustín

A 100 metros da Plaza Zocodover, no Centro Histórico de Toledo, é um dos mais espetaculares exemplares da nova leva de mercados gourmet que invadiram a Espanha nos últimos anos. Tem 23 postos de venda de produtos frescos e artesanais – frutas, verduras, sorvetes, doces, queijos, café e flores. Também conta como uma seleção de gastrobares (de tapas, de comidinhas italianas e de sushi), uma cervejaria, uma marisqueria, uma hamburgueria e um espaço para demonstrações culinárias (showcooking). No andar superior, a terraza está equipada com uma coquetelaria e decorada com intervenções do coletivo Boa Mistura, um grupo de grafiteiros de Madri que tem trabalhos na Alemanha, no Brasil e na África do Sul, entre muitos outros lugares. O edifício está repleto de luz natural e de transparências, e tem um belíssimo jardim vertical em seu interior.

10 – Restaurante Quique Dacosta

Um dos chefs mais influentes e vanguardistas do mundo, Quique Dacosta ostenta três estrelas Michelin pela casa que leva o seu nome. Afastado da rota turística clássica, o restaurante fica em Dénia, 100 quilômetros ao sul de Valência. Quique ganhou notoriedade por reinterpretar a cozinha valenciana (arraigada nos pratos de arroz e nos frutos do mar) nos anos 1990, evoluiu para uma cozinha radical inspirada nas artes (as Ostras Guggenheim, que reproduzem o museu projetado por Frank Gehry em Bilbao é um de seus ícones) e encontrou a maturidade num estilo “sem fronteiras”, mas muito fiel às raízes e ao terroir. O Mediterrâneo é sua maior inspiração – não apenas como fonte de ingredientes, mas como paisagem, traduzida na apresentação de seus pratos, repletos de elementos da natureza.

11- Mercado Lonja del Barranco

Projetado por Gustave Eiffel (responsável pela torre mais famosa do mundo, em Paris), o mercado mais bacana de Sevilha foi construído na segunda metade do século 19. Restaurada recentemente, a delicada estrutura de ferro art nouveau se transformou num grande espaço para celebrar o bom da vida, com 20 espaços de degustação – de cervejas, xerez, tapas, ostras etc. Um dos nomes por trás do investimento de mais de € 2 milhões é o de Francisco Rivera, um dos toureiros mais famosos da Espanha.

 

12- El Nacional

Este novo e ambicioso complexo gastronômico ocupa um magnífico edifício modernista com decoração inspirada na Barcelona do início do século passado. Num espaço de 2.400 metros quadrados, há quatro bares  – de cervejas, de vinhos, de ostras com espumante e de coquetéis – e quatro restaurantes. O La Paradeta é um café que serve pratos leves; na Taperia estão as tapas; La Llotja é especializado em peixes e frutos do mar; e a Braseria capricha nos cortes de carne.

 

13 – Rota dos vinhos

Além de ser a principal região vitivinicultora da Espanha, La Rioja ganhou fama nos últimos anos por suas vinícolas de design vanguardista, que revolucionaram a paisagem bucólica da região. Logroño, a capital riojana, pode ser um bom ponto de partida para um roteiro de enoturismo e arquitetura, com primeira parada no povoado de Elciego. Ali fica a célebre vinícola Marqués de Riscal, coroada por um hotel projetado pelo arquiteto canadense Frank Gehry (o mesmo do museu Guggenheim de Bilbao). Oito quilômetros adiante, a linda Laguardia surge no horizonte, com seu centro histórico medieval contrastando com o visual da bodega Ysios, obra de Santiago Calatrava (o mesmo da Cidade das Artes e das Ciências de Valência).  Seguindo por mais 25 quilômetros chega-se a Haro, endereço da Lopez de Heredia Viña Tondonia. Sua boutique de vinhos em forma de decanter foi projetada pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid (falecida em março 2016), a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker (o Nobel da arquitetura).

 

14 – Sant Sadurni D’Anoia

É a cidade do cava, o champanhe catalão, onde ficam as grandes vinícolas Freixenet (freixenet.com) e Codorníu (codorniu.es), entre muitas outras, que podem ser visitadas com agendamento prévio. Para fazer um bate e volta desde Barcelona, pegue o trem de cercanias (redondezas) da linha R4 nas estações de Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triomf, direção Sant Vicenç de Calders. A viagem dura 45 minutos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024