A moda já foi retratada de diversas formas na ficção. O Diabo Veste Prada mostrava os bastidores de uma revista de moda. Verdades Secretas revelava o lado obscuro de algumas agências com os famosos books rosa. Totalmente Demais acompanhava a ascensão de uma new face. A partir do dia 05, mais uma produção abordará esse universo.
Leia Mais: “As pessoas não querem ostentação, elas querem experiências”, diz Luciano Martins, da Casa Petra
A animação Glitter Model, criada pelos brasileiros Ângelo e André Nunes, vai mostrar o cotidiano de uma agência de modelos e será exibida no Disney Channel. Ângelo é experiente no assunto. Ele cuidou de modelos como Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e Ana Cláudia Michels. André, produtor-executivo da animação, falou com a coluna.
Como surgiu a ideia de criar o Glitter Model?
Glitter Model nasceu da vivência do Ângelo dentro das agências pelas quais ele passou, como Way Model, Next e Marilyn. Durante 20 anos, Ângelo representou diversas modelos, que chegaram novinhas e sem nenhuma experiência e que hoje são grandes nomes do mundo da moda. Elas chegavam na agência apenas com o sonho e com a esperança de um dia se tornarem modelos profissionais. Esse era o trabalho do Ângelo: ajudar a estas meninas desenvolverem seu verdadeiro potencial e descobrir o próprio brilho interior. Muitas das meninas que chegaram com o sonho, conseguiram realiza-los, outras meninas descobriram que seus brilhos estavam em outras profissões e é justamente disso que trata a série: descobrir seu brilho interior! Glitter foi criado e desenvolvido para que pudesse ser o mais real possível, sem muitas figuras de linguagem ou elementos fantásticos. Queremos que, com isso, as crianças possam reconhecer, de uma maneira ou de outra, o seu próprio mundo.
O mundo da moda é, de certa forma, um mundo que estimula o consumismo. Como essa questão será tratada?
Antes de mais nada, preciso dizer que Glitter Model não é um desenho em que a indústria da moda dita o ritmo. O universo da moda é utilizado como “background” para abordar temas variados. Nós temos um episódio inteiro da série falando justamente sobre consumismo. Logo depois da protagonista ser aceita agência Glitter, ela e uma de suas amigas se empolgam com a novidade e passam a seguir blogs, revistas e site de tendências de forma desenfreada. Isso as leva a gastar todas as economias que estavam fazendo em roupas, sapatos e acessórios. O dinheiro que elas estavam juntando era para outra finalidade e no final do episódio elas percebem que consumir, sem moderação, gera consequências. Em outros episódios da série, abordamos o mesmo assunto, mas com soluções diferentes!
E como vocês abordarão questões como padrão de beleza e diversidade?
O slogan da série Glitter Model é “TODA MENINA TEM O SEU BRILHO”. Todas as personagens principais da série têm características e personalidades bem distintas umas das outras, porém complementares. Clara, a protagonista, logo no primeiro episódio deixa claro que sofre bullying na escola por ser muito alta e muito magra, fazendo com que se sinta deslocada a ponto de duvidar de si mesma. Giovanna, uma das melhores amigas de Clara, é gordinha, baixinha, ruiva e é superativa! Ela corre, brinca, pratica diversos esportes e está super bem consigo mesma…. Valentina é uma personagem negra, CDF total, é a mais inteligente do grupo, fascinada por Matemática e Shakespeare! Quase sempre é a Valentina quem “salva” as meninas de vários apuros e ela funciona quase como a consciência do grupo. Temos também a Camille, antagonista de Clara, que apresenta o perfil físico e estereotipado da linda e loira. A obstinação desmedida de Camille em ser a “melhor” fará com que ela “cause” dentro do seriado.
Tem alguma modelo com quem você já trabalhou que inspirou alguma personagem?
Todas as modelos com quem o Ângelo trabalhou serviram de inspiração para a criação de Glitter. Na verdade, não houve uma inspiração física nas Tops e News faces. Houve a inspiração em suas histórias de vida e superação.
Haverá algum personagem gay?
Durante toda a série, nós não abordamos o assunto “sexualidade”, porém acreditamos que o mundo da moda se sentirá muito bem representado na figura do personagem Jonathan, o agente de Glitter Model que descobrirá a Clara…
Como foi fazer essa parceria com a Disney? Quais as dificuldades e as facilidades de trabalhar com um parceiro desse porte?
A parceria na co-produção de Glitter Model é da produtora Monster Movie e a gigante do entretenimento NBCUniversal. Foi uma parceria fantástica, superpositiva. Houve uma sinergia muito bacana que facilitou muito o trabalho todo! Todos os profissionais da NBCUniversal sempre foram muito receptivos com nossas ideias. A Distribuição mundial da série fica por conta da própria NBCUniversal e foram eles que fecharam o contrato de exibição na Disney. Nosso trabalho ao lado da Disney e de toda a sua equipe foi igualmente positivo. Nos últimos meses temos trabalhado ativamente lado a lado com os profissionais da Disney e ficamos super felizes com a estratégia de marketing tanto da Disney quanto da NBCU. É um sonho realizado! Afinal, quem é que não gostaria de estar lado a lado com duas das maiores empresas de entretenimento do mundo?
_____________________________________________
*Ricky Hiraoka foi titular do Terraço Paulistano, coluna social de VEJA SP, por três anos. Hoje, trabalha como roteirista e escreveu programas para E! Entertainment, Multishow e SBT. Quando não está escrevendo, está na noite de SP caçando histórias curiosas e gente interessante.