Top

Durante Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro terá restaurante que reaproveita alimentos

A região da Lapa, no Rio de Janeiro, vai ganhar um restaurante comunitário, que oferece refeições gratuitas com ingredientes excedentes da população. O RefettoRio é uma parceria entre a ONG Gastromotiva – fundada por David Hertz para promover a transformação social por meio da gastronomia -, que se uniu ao projeto Food For Soul, do chef Massimo Bottura. O local funcionará durante todo o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Será aberto no próximo dia 9 de agosto, com curadoria de grandes chefs nacionais e internacionais. Entre os confirmados estão: Alain Ducasse, Mauro Colagreco, Quique Dacosta, Renzo Garibaldi, Virgilio Martinez, Andoni Aduriz, Joan Roca, Micha Tsumura e os brasileiros Alex Atala, Claude e Thomas Troisgros, Roberta Sudbrack, Rafa Costa e Silva, Kátia e Bianca Barbosa, Jan Santos, Alberto Landgraf e Felipe Bronze.

O RefettoRio funciona assim: os chefs recebem pela manhã os ingredientes excedentes do complexo Olímpico e com base no que receberem vão criar o menu para o jantar. Co-organizada pela jornalista de gastronomia Alexandra Forbes, a ação consiste em oferecer alimento e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O RefettoRio Gastromotiva vai funcionar em um terreno cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro na rua da Lapa, número 108, espaço concedido à Gastromotiva por 10 anos. Para realizar o sonho de colocar o projeto em pé, Vik Muniz, os irmãos Campana e Maneco Quinderé se volutariaram para assinar a cenografia e o mobiliário. O projeto é assinado por Gustavo Cedroni da METRO Arquitetos.

O espaço quer se tornar um hub para projetos de alimentação e inclusão social: vai oferecer workshops sobre alimentação saudável para famílias, merendeiras e gestores de escolas, além de oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos, etc.


ONDE SURGIU
O modelo do restaurante é o mesmo do Refettorio Ambrosiano, criado por Massimo Bottura, onde mais de 65 chefs internacionais cozinharam com ingredientes vindos da Expo Milão 2015. A ideia de reproduzir no Brasil o projeto surgiu nessa ocasião, quando David Hertz, Alexandra Forbes, Kátia e Bianca Barbosa foram cozinhar para moradores de rua do bairro Greco de Milão. No Rio de Janeiro, ex-alunos da Gastromotiva vão se tornar a equipe do novo projeto: ao assessorar os grandes chefs, jovens talentos da cidade serão empoderados.

O QUE SIGNIFICA
Refettorio – em latim Reficere – significa refazer ou restaurar. É também o local onde os monges comem juntos e compartilham as refeições. Com gancho na essência da palavra, o RefettoRio Gastromotiva deseja ampliar o debate sobre o desperdício e aumentar a consciência sobre importância do aproveitamento integral dos alimentos. E recuperar os alimentos será tão importante quanto promover a dignidade das pessoas.

O RefettoRio Gastromotiva faz parte da Iniciativa Rio Alimentação Sustentável, uma rede de 30 instituições coordenada pelas ONG’s WWF e Conservação Internacional, atuando em parceria com o Comitê Rio 2016 pelo fornecimento de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável durante os Jogos.

Mais de Lifestyle