Top

RG foi ao aniversário de 1 ano do Museu Garage, de Moscou

por Lianna Matheus
De Moscou, especial para
RG

E no último dia 8 de junho, o museu Garage de Moscou comemorou um ano na sua nova sede. Criado por Dasha Zhukova e Roman Abramovich, tornou-se o ícone da arte contemporânea na Rússia. Não por acaso, sua noite de comemoração foi incrível.

O museu também celebrou a recepção das exposições de dois artistas que despontam no cenário das artes plásticas: Urs Fischer, com suas surpreendentes esculturas em múltiplas escalas e materiais, e o brasileiro Mauro Restiffe, mostrando fotografias preto e branco de Moscou, São Petersburgo e fases da reforma do prédio do museu. Essa exposição, aliás, foi o embrião da recente exposição que o artista mostrou na galeria Fortes Vilaça, que o representa em São Paulo.

Gente de todo o mundo passou por ali: galeristas, colecionadores, curadores, artistas e um público superinteressado no que os anfitriões da noite haviam selecionado para esse momento.

A nova sede do museu, que não pode deixar de ser citada aqui, é um espetáculo à parte e em qualquer contexto também. O prédio era um antigo e histórico restaurante de arquitetura modernista, que funcionava na época do Regime Soviético, o famoso Seasons of the Year. Um lugar “grandioso”, como quase tudo em Moscou. Transformado por uma ousada e elegante reforma, pelas mãos do renomado arquiteto holandês Rem Koolhaas.

Mais um lugar na extravagante Moscou que deve ser visita obrigatória para viajantes.

Mais de Lifestyle