Top

Gastronomia funcional: nutrichef ensina receitas saudáveis e deliciosas

Por Carol De Barba |

A gastronomia funcional, vertente culinária que se aproxima do alto padrão sem deixar de ser saudável, está cada vez mais popular. No entanto, segue como um desafio – vide as constantes piadinhas com a chef Bela Gil. “Alimentação é cultural. Quando você mexe na cultura, é muito difícil conseguir lapidar”, define a Nutrichef Flavia Costa, que conversa com RG sobre o assunto e entrega três receitas que vão te fazer rever conceitos…

Leia mais: Moët & Chandon lança garrafa que propõe desafios divertidos

Segundo Flavia, ainda existe uma resistência muito grande às comidas saudáveis por causa do mito de que esse tipo de alimentação não é muito saboroso. “A adesão está aumentando porque também está crescendo a taxa de doenças causadas pela má-alimentação”, explica.

A nutrichef (foi ela quem cunhou e registrou o termo) é, na verdade, uma nutricionista que complementou sua formação com diversas experiências gastronômicas. “Optei pela Nutrição porque tinha associação com a saúde. Depois de formada, passei a consultar, mas faltava alguma coisa… Foi então que comecei a estudar com grandes chefs de cozinha para refinar minha gastronomia e mudar o conceito da comida saudável. Não aguentava mais paciente reclamando do cardápio”, conta.

Leia mais: Emblemático hotel de Roma, Eden reabrirá no segundo semestre após renovação

Atualmente, além de transformar a rotina alimentar de seus pacientes, Flavia também ministra aulas de gastronomia saudável no EAT. Lá, ela ensina diversos truques para comer bem pensando não só na saúde como também na praticidade e no preço (veja o serviço no fim da nota!).

A seguir, a gente entrega três receitas da chef para você fazer uma refeição deliciosa, linda e super saudável: Salmão ao siciliano com creme de pistache e chia, Purê de banana da terra com amaranto e Figos assados com cream cheese e farofa de castanha de caju com linhaça – vale dizer que RG testou e aprovou todas elas!

Leia mais: Nova série da Netflix conta com colaboração de produtora de George Clooney

O pulo do gato desses pratos? Primeiro, a chia. “Um dos maiores benefícios, além de ser rica em ômega 3 com todos os seus benefícios, é que quando a semente entra em contato com os líquidos presentes em nosso estômago, ela aumenta de volume, formando uma espécie de gel, o qual promove saciedade por muito mais tempo”, comenta Flavia.

Depois, o amaranto. “Grão que se destaca por ser nutricionalmente muito rico em proteínas, fibras solúveis, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Regula a pressão arterial e o colesterol, auxilia na perda de peso por ser rico em fibras que proporcionam saciedade, auxilia o intestino, fortalece o sistema imunológico, dentre outros”, detalha.
Confira:

Salmão ao siciliano com creme de pistache e chia
1 posta de salmão ou 1 pedaço (150 gramas)
½ limão siciliano (reservar uma fatia fina)
Sal rosa
Pimenta do reino branca
4 colheres de sopa de creme de ricota
1 colher de sopa de pistache
1 colher de chá de chia

Temperar o salmão com o suco de limão siciliano, sal e pimenta. Em seguida grelhar dos dois lados.
Bata no liquidificador o creme de ricota, o pistache, sal, pimenta e azeite.
Servir o creme em cima do salmão e finalizar com chia e a fatia de siciliano.

Purê de banana da terra com amaranto
1 banana da terra
Sal rosa
Pimenta
2 colheres de creme de ricota
1 colher de sopa de amaranto
Azeite de oliva

Em uma panela com água cozinhe a banana com casca por aproximadamente 15 minutos, ou até que fique cozinha. Retire-a da água e descasque. Coloque no liquidificador com o creme de ricota. Volte para a panela e acrescente os demais ingredientes.

Figos assados com cream cheese e farofa de castanha de caju com linhaça
1 figo
1 colher de sobremesa de cream cheese
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de farofa de castanha de caju com linhaça

Aqueça o forno e mantenha a temperatura de 200°. Corte o figo ao meio e coloque em cima o cream cheese e o mel. Leve para assar por aproximadamente 15 minutos. Aguarde esfriar por 5 minutos. Finalize com a farofa de castanha de caju e a chia.

SERVIÇO
Aulas de Gastronomia Funcional com a Nutrichef Flavia Costa
Harmonizando Cores e Sabores

Quarta (22.06), das 19h às 22h
EAT (Av. Dr Cardoso de Melo, 1191)
Inscreva-se pelo: (11) 5643-5353
Menu da aula:
Caldinho de inhame apimentado e flor de sal
Duo de linguado com ervas aromáticas e tomate cereja confit
Arroz integral com vegetais branqueados, amêndoas e linhaça
Suco rejuvenescedor
Pancake de cacau com recheio de frutas amarelas

Mais de Lifestyle