Categories: Lifestyle

De elevado a Marquise: como a Triptyque vai transformar o Minhocão

Share

A Triptyque, em parceria com o paisagista Guil Blanche, tem papel fundamental na transformação do Minhocão – que já foi símbolo da modernidade mas se tornou uma cicatriz no centro de São Paulo. O conceito, doado à Prefeitura de São Paulo, vai mudar nosso ponto de vista com relação à estrutura: de elevado, ele passará a ser Marquise do Minhocão.

Leia mais: O lançamento do projeto da Triptyque para revitalizar o Minhocão

O projeto da Triptyque dará conta da parte de baixo do Minhocão (diferente da parte de cima, que se tornará Parque Minhocão). E, desde o início, ele é participativo. A primeira fase contou com a participação da comunidade local para desenvolver e compartilhar seus desejos com relação ao futuro da Marquise do Minhocão.

A proposta da Triptyque é dar vida ao espaço, iluminando-o por meio da inserção de aberturas entre suas pistas para criar feixes de luz natural. A luz ativa o lugar e permite que a vida se instale, sendo que, no início, esse processo se dará sob a forma de vegetação.

Leia mais: Parque Minhocão @SP

A Marquise do Minhocão é um dos lugares mais poluídos de São Paulo. Segundo pesquisas, plantas suspensas no teto ao longo de todo o comprimento do Minhocão poderão filtrar 20% da emissão de CO2 produzida pelos carros. A irrigação será feita por um sistema de coleta de água e a vaporização terá um papel de limpar o ar e as superfícies da marquise.

Depois de pronta, a Marquise poderá receber programas diversos. O seu comprimento será dividido em trechos determinados pelo espaço entre cada pilar (33m). Os blocos serão numerados como os “postos” nas praias do Rio de Janeiro. Cada um receberá 4 módulos de programa: cultura, alimentação, serviços e comércio.

O plano diretor estipula um prazo máximo de 4 anos para que tudo isso aconteça. “Esse projeto permitirá um olhar generoso para a metrópole e seu entorno. Trará uma perspectiva completamente diferente para São Paulo e para todas as marcas que apostarem na cidade”, afirma Daniela Giavina-Bianchi, Managing Director da Interbrand, empresa responsável pela nova identidade visual e verbal do Minhocão.

Tomara!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024