Acontece, neste sábado (20.02), uma Feira Étnica – com produtos típicos do Oriente Médio, no Piknik Faria Lima. São produtos produzidos por pessoas atendidas pela ONG Adus. Estarão à venda peças de artesanato, design, moda, além de outras manifestações culturais e artísticas.
O destaque é a culinária. Quibes, risoto com cordeiro, ensopados de peixe, tudo regado com azeite fresco da costa Mediterrânea e condimentado com especiarias das mais aromáticas. Assim é a cozinha da Palestina, representada pelo chef Mazen Zwawe, de 28 anos, da barraca “Sabores & Lembranças”.
Ex-dono de restaurante em região de conflito, o rapaz começou a cozinhar aos dez anos. Resolveu pedir asilo político no Brasil, após ter seu negócio bombardeado, na cidade de Damasco, há dois anos. Com pouco mais de cem dólares no bolso, Mazen veio parar na capital paulista, e acabou encontrando apoio da ONG Adus, instituição que acolhe refugiados de diversos países, oferece aulas de português e informática, e os encaminham ao mercado de trabalho formal, além de oferecer serviços psicológicos.
Há poucos meses, Mazen conseguiu articular um visto de refugiado para seu irmão mais novo, Yazan Zwawe, de 20 anos, que já está no Brasil, e também trabalha como cozinheiro na barraca da ONG Adus, na feirinha Piknik Faria Lima. Quer saber mais? Dê um pulo lá no fim de semana. Mais infos? No Facebook!
SERVIÇO
Bazar Adus no Piknik Faria Lima
Sábado (20.02), das 11h a 22h
Rua Henrique Monteiro, 125, (entrada também pela Avenida Rebouças, 3128), Pinheiros, São Paulo.
Entrada franca, produtos à venda no local.