Top

Ano novo, novos hábitos. Que tal começar a fazer o RSVP?

Por Matheus Evangelista

Entra ano, sai ano e uma mania (chata!) parece resistir: não fazer o RSVP. A sigla é abreviação da frase francesa “répondez s’il vous plaît” que significa simplesmente um ‘por favor, responda’. O problema é que muita gente não consegue assimilar o convite que acabou de receber com a ideia de confirmar se vai comparecer ou não. Confesso que por falta de tempo e por excesso de convites, acabo esquecendo de um ou de outro, e quando lembro, confirmo por vias não oficiais, ou seja, mando um What’s App para quem me convidou ou chamo no chat do Facebook para dizer que sim, estarei presente. Não é a maneira mais correta, mas pelo menos é uma tentativa. Dá certo – pelo menos até agora.

“Sempre que mandamos o convite esperamos no mínimo isso mesmo: sim, com certeza ou não, obrigado. Mas por falta de tempo as pessoas simplesmente ignoram esta parte”, resume Fabio Queiroz, que ao lado de Helô Ricci, comanda um mailing poderoso e são atualmente os PRs mais fervidos da cidade. “Como RSVP não é costume do brasileiro isso é sempre um drama, já tive de escrever algo engraçado no corpo do convite virtual tipo: pelo amor do senhor me responde! Surtiu efeito”, conta ele que precisa partir para ações fora do padrão para conseguir o que quer: saber quantas pessoas vão ou não no evento que está produzindo.

Leia mais: #ListasRG: Os hotspots que devem abrir as portas em 2016!

Para a PR Priscila Borgonovi o problema não é uma novidade. “Tem um pouco de tudo. Cada situação é única e precisa de jogo de cintura, paciência e um sorriso 360 graus. Mas no final dá tudo certo e trabalhar com pessoas é isso, ter flexibilidade. Só fico chateada quando separo algo muito disputado e o convidado não aparece e nem te dá uma satisfação. Aí sim, vai pro meu caderninho”, diverte-se Pri, que detém atualmente alguns dos eventos mais concorridos da city. Ou seja, é preciso prestar mais atenção em pequenos detalhes, já que ser convidado para a festa da vez é bom, mas em pequenos tropeços essa farra pode acabar e seu nome mandado para a lista de stand-by e ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo?

“Não tem problema algum negar um convite, é melhor falar a real do que confirmar por educação, em respeito ao nosso trabalho como RPs”, adverte Dori Neto, um dos relações públicas mais cotados do momento. “Isso atrapalha, já que toda lista tem um numero limite para confirmados, ao confirmar o convidado ocupa um espaço e quando ele não aparece tira a vaga de alguém que gostaria de ter ido. É como você marcar um almoço e não aparecer quando todos já estão sentados te esperando”, finaliza.

Leia mais: #RGListas: 34 artistas internacionais que fazem show no Brasil em 2016

Entre acertos e tropeços a prática precisa de mais atenção, afinal, muita gente depende do seu sim ou do seu não para fazer um evento impecável. E outra: você ainda não se cansou de tumultuar a porta da festa com a tão conhecida frase “aí, esqueci de fazer” ou achar que só porque a hostess e o PR te conhecem que vai ser tudo bem entrar e aproveitar o drinkinho? Repense!

A PR Helô Ricci ajudou a gente a criar uma mini lista com os do’s & dont’s de um RSVP bem feito. É só memorizar e começar a colocar em prática, ok? Valendo…

Do’s & Dont’s do RSVP!

DO
– Quanto o convite pedir RSVP, tente fazer. É educado
– Caso você tenha respondido sim e desista depois, avise
– Caso queira levar mais acompanhantes pergunte ao PR se isso é um problema
– A maioria dos convites permite o famigerado +1. Se esse não for o caso, pergunte ao anfitrião se tudo bem. Vai que é uma surpresa para os mais mais?

DON’T
– Deixar o PR no vácuo. Feio!
– Pedir para ser convidado apenas para os “eventos legais”. Oi?
– Chegar com 5 acompanhantes em festa concorrida, assim, de surpresa. Não dá!
– Não respeitar o dress code

Mais de Lifestyle