Categories: Lifestyle

Marcelo Rosenbaum convoca para a Expedição Garupa – Chapada do Araripe, Piauí

Share

Por Carol De Barba

Marcelo Rosenbaum se encantou pela Várzea Queimada, no Paiuí, há pelo menos 4 anos, quando escolheu a comunidade para fazer parte do seu projeto “A Gente Transforma”. Agora, depois de já ter trabalhado a criação de acessórios com os artesãos locais e reunido seus saberes em livro, o designer quer mais. Por meio de financiamento coletivo, ele pretende tirar do papel a Expedição Garupa – Chapada do Araripe, com uma missão: co-criar um modelo de turismo de base comunitária capaz de impactar o desenvolvimento socioeconômico de toda a região.

A viagem levará um grupo de especialistas (eram apenas 12 vagas, e restam só duas!) para uma imersão na Várzea Queimada, em Jaicós, entre de 13 a 17 de janeiro de 2016. A ideia é estabelecer um roteiro integrado na Chapada do Araripe, unindo Várzea Queimada, no lado piauiense, a Nova Olinda, no lado cearense.

Rosenbaum conta que vários motivos o levaram à Várzea Queimada. “Descobri que aquele era um dos lugares com menor desenvolvimento humano do Brasil. O que, na minha opinião, é um equívoco. Eles têm uma riqueza muito grande de saberes, o que não existiam eram oportunidades”, diz.

Desde 2012, o designer estuda profundamente as sabedorias ancestrais daquele povo, cujas raízes são principalmente indígenas e negras. Por meio do design, conseguiu introduzir em Jaicós a economia criativa. Provocou os moradores a enxergarem novas possibilidades no que lhes parecia banal, ensinou que a beleza também é um elemento cultural e uma fonte de renda. “É um povo muito rico em amor, com formas muito evoluídas de relacionamento, de levar o dia a dia. É algo muito lindo”, completa, emocionado.

Rosenbaum garante que a experiência de imersão na comunidade é transformadora. “É uma loucura poder viver com eles. É um despertar da sua noção de como se colocar no mundo. A percepção da essência, do pouco que precisamos para sermos felizes. Acontece uma troca muito grande com aquele povo”, explica.

Para embarcar na expedição, é preciso contribuir com uma das cotas acima de R$ 1.900. Há outras opções de ajuda, todas com recompensas muito bacanas – entre elas o livro de arte “Várzea Queimada: matéria, espírito e inspiração”, que será lançado no início do ano que vem, financiado pelo MinC.

Os detalhes do projeto, apoios e recompensas estão disponíveis na página da expedição na plataforma Catarse. Você também pode entrar em contato direto com a equipe da Garupa pelo telefone (11) 3042-9810 ou pelo e-mail expedicoes@garupa.org.br.

Foto: Diego Cagnato
Foto: Diego Cagnato
Foto: Diego Cagnato

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024