Top

COLUNA BRETON: Samia Sarayedine Testa apresenta tendências de cores para o décor em 2016

Por Samia Sarayedine Testa

No ambiente da casa, cada vez é maior o desejo de se desconectar da tecnologia e a vontade de estar mais perto da natureza, o que tem influência direta nas cores que vamos ver em 2016. O Rose Quartz, divulgado pela Pantone para 2016, tem influência do design urbano e, ao mesmo tempo, da natureza. Tons calmantes e alegres, que refletem um clima otimista, em breve estarão também nas tintas, no mobiliário e em objetos para a casa.

Nuances neutras e doces são tendência: refletem a fuga do estresse e do caos. As tonalidades mais suaves e retrôs nos trazem de volta a tranquilidade, o bem-estar e a suavidade que precisamos.

O cinza também segue firme. É a cor da década! Ganha cada vez mais evidência na decoração, deixando qualquer espaço com um ar mais sofisticado e elegante. Porém, a tendência agora é inovar o cinza básico com a mescla de cores como o amarelo, turquesa, azul e rosa quartz, tonalidades que ajudam a quebrar a monotonia da cor sem destoar, dando até mesmo mais charme para a decoração.

O cinza também faz parte do estilo industrial, que vem ganhando espaço no mundo da decoração. A mistura de tons sóbrios com materiais crus, como concreto e madeira, além das tubulações de paredes com tijolo aparentes, são algumas das grandes características desse estilo, que deve se manter forte em 2016.

Outra grande tendência para 2016 é o vintage. Essa tendência casa bem com o estilo industrial – e com a decoração divertida também -, principalmente por quebrar a monotonia do ambiente.

Aposte ainda no look monocromático: mesma cor, ton sur ton porém com texturas diferentes ou pequenos elementos de outra cor para compor.

A neutralidade e naturalidade na decoração nunca esteve tão em alta, o que deve seguir fazendo sucesso em 2016. Batizada de estilo escandinavo, essa decoração preza o minimalismo e tem algumas características bem marcantes, como o uso de móveis de madeira, cores claras e neutras, além de luz natural em abundância. O estilo, surgido da própria região escandinava, tem como característica mais marcante a luminosidade, e por isso o branco é usado em abundância. O preto e os tons pasteis também são muito usados nesse estilo, principalmente nos detalhes, em molduras, almofadas, tapetes e outros objetos menores.

Seja qual sua opção de cor, o importante é que ela te faça feliz. É importante conhecer as tendências, saber o que está acontecendo no mundo, se inspirar, mas respeitar e refletir a personalidade do cliente e criar um projeto único é meu lema. É fundamental.

Conheça mais o trabalho da Samia, aqui.

Na Breton, você encontra peças de todas as cores que a Samia listou, opções perfeitas para criar ambientes que vnao colorir sua casa!

Mais de Lifestyle