Categories: Lifestyle

Fotos primeiro, palmas depois. A nova cara do SPFW

Share

Por Matheus Evangelista

Algo está acontecendo dentro das salas de desfile nesta temporada de SPFW. A primeira vez que participei do evento, no verão 2006, trabalhava no extinto spfw.com.br, atual FFW, e aos 16 anos, ver uma apresentação, os cenários e exatamente todos os detalhes do que acontecia antes, durante e depois de um desfile me fascinava. O que continua fixo na minha memória, depois de quase dez anos e sabem-se lá quantos fashion shows? Os aplausos. A consagração de uma coleção bem recebida, o agradecimento dos convidados a algo que os fez sonhar por alguns minutos.

Leia mais: SPFW: Anitta invade a primeira fila do desfile de Reinaldo Lourenço!

Estamos em 2015, a temporada é a de inverno 2016, e depois de quatro dias de evento, não há como negar – algo está mudando. Não há mais aplausos, palmas. O inconsciente coletivo mudou essa ordem. Agora a fila final é fotografada e só depois é que as palmas começam. Muitas vezes elas surgem no final, quando o estilista já está na passarela. “Eu percebi isso do PIT de fotógrafos, é muito estranho e parece que não gostaram do que viram”, soltou Paulo Reis, fotógrafo da Agência Fotosite.

Uma estilista ficou sem saber o que fazer quando tudo terminou e nenhuma palma ouviu. “Comecei a pensar que não havia agradado porque geralmente vem um barulho, uns gritos seguidos de palmas”, desabafou a designer, que teve sua cota de clap clap, mas numa redução de força & impacto 50% menor que o que recebeu na temporada passada. Camila Garcia, diretora de redação da Harper’s Bazaar Brasil concorda. “Há a intenção de bater palma, inclusive batemos palma, mas com o celular numa mão, com o óculos ou o release na outra. O som não é tão intenso quanto costumava ser, afinal, estamos tentando captar o último momento do desfile, seja numa foto ou num vídeo.”

Leia mais: Listas RG: como lidar com as festas da semana de moda?

Se até o tradicional “bom desfile”, repetido quase como um mantra e escutado em tom de exaustão após as vinhetas exibidas antes dos desfiles, deixou de ser desejado há tantas temporadas, era óbvio que algo assim poderia surgir. Talvez, no futuro, o agradecimento venha em forma de Twitter. 120 caracteres e nada mais. Será?

Foto: Agência Fotosite
Foto: Agência Fotosite

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024