Por Marco Assub
Comida Design, Food Branding, Design Food são apenas alguns dos termos que chamam atenção no que se refere à junção da comida com design. Um pensamento estético arquitetônico, marcado por cores, aromas e texturas que alimentam o corpo mas que também são experiências para os outros sentidos. Para ler escutando a clássica faixa “Comida”, dos Titãs.
Bompass & Parr
Os ingleses Sam Bompas e Harry Parr estão à frente do estúdio que leva seus nomes e gostam de ser reconhecidos como cientistas da comida. A dupla é responsável pelas criações mais malucas e chocantes da cena gastronômica londrina, como o Whisky Tornado, uma máquina que produz um vapor de whisky para ser absorvido de canudinho e que não afeta o fígado! Já cozinharam com lava no projeto “Cooking with Lava”, fizeram uma edição do classic sorvete Corneto que brilha no escuro e criam verdadeiras esculturas com gelatina comestível. Já atuaram para marcas como Johnnie Walker, Guiness, Selfridges, Mercedes, Heinz e também produzem banquetes sensoriais. Para realizar todas essas maluquices comestíveis, o Bompas & Parr trabalha com uma equipe diversa que inclui criativos de arquitetura, designers, cozinheiros e técnicos. Quem quiser conhecer o trabalho deles, rola agora em Londres um bar chamado Alcoholic Architecture, aonde as pessoas entram em uma nuvem alcoólica e recebem a bebida através da respiração e dos poros da pele. Está tudo no site dos caras.
Lab Mattar
A brasileira Simone Mattar tem realizado um trabalho muito específico, atuando com food branding e food design entre ouras especialidades. Simone usa sua experiência na criação de projetos para marcas que unem poesia, desenho e gastronomia. Vão desde objetos (para comer), passando por jantares sensoriais e até mesmo instalações comestíveis para eventos! Já atuou para marcas como Electrolux e KLM. Vale ficar de olho! Acesse o site dela para mais detalhes.