Top

A Itália pelos italianos: as dicas de Francesca Maria Orsini, Vice Consulesa da Itália em São Paulo

Como contamos nessa terça-feira (14.07), pedimos a diferentes italianos que nos revelassem quais são seus lugares e passeios favoritos em diferentes partes do país de origem. O resultado são várias dicas insider: do melhor vinho ao melhor passeio para se fazer em cada região.

Hoje, quem dá sugestões é Francesca Maria Orsini, Vice Consulesa da Itália em São Paulo. Ela conta sobre o melhor que há para se fazer em Panzano in Chianti, na Toscana, e em Isera, que faz parte de Tretino.

PANZANO IN CHIANTI  – Com 12 mil habitantes, o vilarejo é rodeado de colinas e vinhedos e faz parte da zona de produção do Chianti, na província de Florença.

Onde comer
Restaurante Solociccia: O carro-chefe da casa são os pratos a base de carne bovina. O proprietário, Dario Cecchini, que vem de uma tradicional família de açougueiros, uniu a experiência (de 38 anos), o amor e o respeito pela carne para garantir o sucesso do seu restaurante, ex-açougue. O local tem como filosofia aproveitar todas as partes do animal, do nariz aos pés. Um dos pratos é a famosa Bistecca Fiorentina.

Onde comprar
The Mall – Localizado em Leccio Reggello, a 30 minutos de Florença, esse shopping é considerado o melhor outlet de luxo e da moda italiana. Frequentado por turistas de diversas localidades, principalmente japoneses e russos.
Isera –  Em meio à natureza do Trentino, entre Trento e Rovereto, encontra-se essa cidade, famosa pela produção do vinho tinto Marzemino, que acompanha muito bem pratos como polenta com queijo derretido ou polenta com cogumelos.

 

ISERA – Em meio a natureza do Trentino, entre Trento e Rovereto encontra-se e a cidade de Isera, famosa pela produção do vinho tinto Marzemino, que acompanha muito bem pratos como polenta com queijo derretido ou polenta com cogumelos.

O que fazer
Castelo Noarna – Distante 5,5 km de Isera, em Nogaredo, encontra-se o local que, em 1646, durante a inquisição, hospedou algumas mulheres acusadas de bruxaria. Hoje em dia, é rodeado por vinhedos que produzem uvas Nosiola, Chardonnay, Sauvignon blanc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Lagrein, Teroldego. Entre os vinhos produzidos pela vinharia do castelo, aconselho o Nosiola (vinho branco, fresco e frutado que combina perfeitamente com verduras e peixes).

MART (Museo di Arte Moderna e Contemporanea) – Para quem interessa-se por arte, uma boa pedida é visitar esse museu  na cidade de Rovereto, a 4,6 km de Isera. Projetado pelo arquiteto Mario Botta, com uma grande cúpula de vidro, a arquitetura do edifício já vale a visita.

Casa d’Arte Futurista Depero – Não distante do Mart encontra-se a  museo fundado pelo próprio Depero em 1957, um dos pioneiros do design contemporâneo.

Onde comer
Locanda delle Tre Chiavi – Circundado pelos vinhedos, é um misto de restaurante, enoteca e bed & breakfast. No restaurante, os chefes Annarita e Sergio preparam pratos típicos trentinos, acompanhados de pães frescos: Tortel di patate (fritada de batatas); Canederli (polpetas feitas de miolo de pão que, geralmente, levam na massa panceta ou espinafre); aspargos cultivados na região e queijos feitos produzidos artesanalmente.

Vinícola de Isera – Os apaixonados por vinho poderão visitar esse local que, em algumas ocasiões, principalmente durante o verão, organiza eventos que incluem a visitação à vinícola, com degustação de vinhos e música.

Mais de Lifestyle