Top

Itália pelos italianos: as dicas de Edmundo Sansone Neto para região da Emilia-Romagna

Cada região da Itália é única. São diferentes paisagens, sabores, histórias. Por isso, pedimos a diferentes italianos que nos revelassem quais são seus lugares e passeios favoritos em diferentes partes do país.

Na primeira matéria da série, Edmundo Sansone Neto, empresário, artista plástico e diretor do anuário Itália em São Paulo, dá as dicas do que fazer em Emilia-Romagna. Confira!

Onde comer
1) Amerigo 1934 – Na pequena cidade de Savigno, este incrível restaurante encanta há mais de quatro gerações. A especialidade são pratos à base de tartufo. Tem o menu do dia que muda de acordo com o que há de mais fresco no dia. Imperdível!

2) Osteria del Mirasole – Na vila de Savigno está este restaurante centenário. A família lhe recebe à porta e proporciona uma das melhores experiências gastronômicas da Itália. A especialidade é o Tortellini alla panna.

3) Uma dica de vinho: O Vigneto San Vito, de Federico Orsi, produz incríveis vinhos biodinâmicos na cidade de Crespellano. Além dos tintos e brancos, também produz a famosa grappa. E agora também estão no Brasil, através da importadora Metamorfosi.

 

Onde se hospedar
A dica é ficar em Bologna e sair de carro (de preferência um Fiat 500 Abarth) pelas cidades da região.  Em Bologna, o hotel mais antigo e luxuoso é o Grand Hotel Majestic Già Baglioni. O prédio data do século 18 e faz com que seus hóspedes se sintam verdadeiros nobres…

 

Passeios 
Maranello, a cidade da Ferrari – É bacana visitar o Museo Ferrari, almoçar no Ristorante Cavallino (em frente à fábrica), e alugar uma Ferrari conversível para se sentir um verdadeiro piloto.

Sant`Agata Bolognese, a cidade da Lamborghini – Visite o Museo Lamborghini, que fica na fábrica, com modelos inesquecíveis, como o Countach e o Miura.

Modena, a cidade do aceto balsamico e do Pavarotti – Visite as boutiques de aceto balsâmico e deguste diversos tipos, com envelhecimentos diversos. De preferência, molhe no aceto fatias de queijo Parmigiano Reggiano, também da região. E se puder, escutando a ária “Nessun dorma”, da ópera Turandot, de Puccini, na voz do saudoso e estelar Pavarotti…

Bologna, a cidade das torres e dos telhados vermelhos – Perca-se no belo centro histórico, tome um gelato de mozzarella di búfala (diferente e sensacional), veja os antiquários, e suba na Torre Asinelli (programa para os mais atléticos, pois tem mais de 600 degraus). A vista lá de lá é belíssima.

Mais de Lifestyle