Top

Tomar uma cerveja em cada estação de metrô paulistana: a missão do jornalista Felipe Venetiglio

Por Carol De Barba

O jornalista carioca Felipe Venetiglio sempre foi “o cara da Barra que saía pra tudo quanto é canto”. Por causa do seu trabalho como CEO do aplicativo de moda Dujour, Venetiglio se mudou para São Paulo. Nem por isso abandonou essa filosofia – podia, porque paulistano é bem acomodado, vamos combinar –, e colocou em prática um projeto chamado “Uma cerveja por estação”.

A ideia é simples: conhecer a cidade de São Paulo sem frescura, sem desculpa coxinha. O compromisso: percorrer todas as estações de trem e metrô da cidade, parando em algum bar da redondeza para tomar (pelo menos) uma cerveja. “O metrô é uma das coisas que eu mais curto em São Paulo, porque faz sentido. Ele realmente integra melhor a cidade”, justifica Venetiglio, que vê pouca utilidade no limitado metrô carioca. E a cerveja? “Posso beber no bar do Fasano ou no Boteco do Seu Jura e ser feliz nos dois”, sintetiza. Fato: um chopp artesanal ou uma pilsen em copo americano, cerveja talvez fosse a único elemento comum entre os contrastes paulistanos que ele estaria prestes a encarar.

Desde o início do projeto, para complicar a brincadeira, Venetiglio decidiu percorrer as estações em ordem alfabética. Estabeleceu um roteiro de mais ou menos 21 sábados, visitando 5 pontos em cada um. Até agora, desde o dia 17 de janeiro, ele já foi da Adolfo Pinheiro (Linha 5 – Lilás), no caminho para Interlagos, até a Itaim Paulista (Linha 12 – Safira), o ponto mais extremo da zona leste da cidade.

Já viu de um tudo: desde homem traído lamentando-se pela perda da esposa (sendo consolado e chamado de “corninho” por um passageiro x) até restaurante que servia churros salgado (de bacalhau, sem mais). “Curto muito observar as estratégias de venda dos ambulantes”, diverte-se. Seus pontos favoritos geralmente são os finais de linha. E o Bráz, “porque lembra o caos carioca”, explica, um tanto nostálgico.

RG juntou-se ao explorador no mais recente e oitavo “rolê”, como ele chama as viagens. Foi no trajeto entre duas estações, Itaim Paulista e Hebraica-Rebouças, que conversamos com Venetiglio. Conversamos, bebemos cerveja, comemos feijão de corda, encontramos um refúgio hipster em plena zona leste, enfim, vivenciamos um pouco da aventura que ele relata aos poucos no blog Uma Cerveja Por Estação.

Confira os detalhes do rolê de Venetiglio com RG e aproveite para sugerir bares bacanas nas regiões das estações que ele ainda pretende visitar (a lista é longa!). Neste sábado (11.07), ele vai para Jabaquara (Linha 1 – Azul), Jaraguá (Linha 7 – Rubi), Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12 – Safira), Jardim Romano (Linha 12 – Safira) e Jardim São Paulo – Ayrton Senna (Linha 1 – Azul).

Mais de Lifestyle