Por André Aloi
O Instagram bateu a marca de 300 milhões de usuários no fim do ano passado e esta semana a empresa divulgou que o Brasil é o segundo maior em número de instagramers. Apesar de não revelar a quantidade por país, a plataforma informou a RG que só perde para os Estados Unidos.
“A gente é muito heavy user, o brasileiro é muito criativo e o Instagram é uma plataforma visual”, afirma o líder de parcerias e estratégia do Facebook e Instagram, Christian “Crocas” Rôças. O app está com um lounge no São Paulo Fashion Week e convidou o aclamado fotógrafo Bob Wolfenson para fotografar pessoas que fizeram parte desses 20 anos de história do SPFW.
Apesar de não ter uma plataforma concorrente à altura, Crocas, como é popularmente conhecido, afirma que, mesmo sendo muito jovem, as pessoas já se apoderaram do Instagram. “A gente fica muito mais dentro de lugares onde o nível de produção de conteúdo é forte, como a moda, a copa do mundo”, exemplifica. A logica é estimular que usem o aplicativo de forma visual e interessante.
Ele ressaltou que, entre as novidades do app, está o serviço de notificações. Além de você seguir determinado usuário, você pode ser avisado quando aquela pessoa que você stalkeia posta um novo conteúdo. “A gente ouve muito a comunidade. Sei que tem muitos pedidos que entram numa lista de prioridades”, ressalta, falando que esses feedback são encaminhados para o time de produtos.
Segundo Crocas, o Instagram acredita muito num bom time de conteúdo. Tanto que convidaram, nesta quinta-feira (16.04), 18 instagrammers para participar da apresentação dos uniformes do time brasileiro para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontece no ano que vem. O evento rolou dentro da programação do SPFW.
LOUNGE INSTAGRAM
Atuando há quatro temporadas na semana de moda mais importante do país, o Instagram participa de outras semanas de moda do mundo, como as de Paris, Nova York, Londres e Japão. “Nesses lugares, a gente não cria conteúdo, mas estimula parceiros mais importantes para que eles consigam atrair a atenção de outros usuários”, ressaltou.
A plataforma mostra novos caminhos e ideias criativas para que o mercado entenda. “Moda é um dos assuntos mais comentados da plataforma. A gente tem interação com a moda em todos os lugares do mundo”, pontuou.