Por André Aloi
RG acompanhou, na noite de quinta-feira (05.02), o pop-up dinner que proporcionou um intercâmbio de cozinhas, em São Paulo. O resturanter Charlô Whately recebeu o chef Antoine Legrand, da França, para que ele pudesse mostrar um pouco de sua culinária para convidados no Bistrozinho, espaço de eventos do restaurante Charlô Bistrô.
Enquanto o chef preparava as comidas, sua mulher, a também francesa Anne Legrand , tratava de receber os convidados e saber se estava, meticulosamente, tudo dentro dos conformes. “Nós tínhamos a ideia de encontrar alguém que pudesse nos receber para apresentar esses pratos, com apenas algumas adaptações dos ingredientes. Conversamos com o Charlô sobre o menu e ele disse que estava perfeito”, disse a ex-advogada, que largou a profissão para ser blogueira e acompanhar o marido.
Apesar de não ser a dona da cozinha, é ela quem ajuda a inspirar a preparação os pratos e cuida também de todo o planejamento da viagem, que eles intitularam de “roadtrip culinária”. Eles mantém um blog na internet chamado “Legrand Foodtrip“, que ela tem planos de traduzir para o inglês e, talvez, para o português.
Anne contou animada sobre a viagem ao Brasil. Ela e o marido sempre ouviam falar do País, e queriam conhecer. Ano passado, Antoine veio para ver a família. Ele tem um irmão que mora por aqui, e foi ele, inclusive, quem fez a ponte para que o casal conhecesse o restauranter.
Segundo ela, entre as experiências mais marcantes, estão a preparação de um churrasco com diferentes tipos de corte de carne, que é totalmente diferente para eles. E uma viagem para Ilhabela, no litoral de São Paulo, que fez junto com a chef Renata Vanzetto, dos restaurantes EMA e Marakuthai.
CARDÁPIO
Entre os pratos servidos, estavam as minientradas: carpaccio de robalo, com pêras e abóboras; tartar devitela com arenque, batata e alho; ovo perfeito, com cama de creme de milho e fiapos de maminha maturada. O prato principal foi uma carne braseada com cenouras e purê de batata doce. E a sobremesa, um suprême de frutas do Brasil, com capadura, macadâmia e sorvete Dridri.
ART&DECOR
Por causa do pop-up dinner, uma espécie de brechó de mobiliários e objetos de decoração acabaram se formando no Bistrozinho, e ficam por lá até dia 26. São mesas, cadeiras, vasos, quadros etc., sob curadoria da arquiteta Tais Cabral, que por muitos anos morou fora do Brasil – França e Xangai, na China, foram suas residências por cerca de uma década. Voltou para cá, morou no Rio, e há pouco está de volta à capital paulista.
ROADTRIP
A incursão culinária do casal francês pela América do Sul teve São Paulo como primeira parada de um roteiro que inclui ainda Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Na Patagônia, vão fazer um intercâmbio no restaurante Las Balsas.
Voltam ao Brasil em maio. Quem sabe para um próximo pop-up dinner? Se rolar, RG vai contar em primeira mão. Fique ligado!