Meus cinco dias na capital do futuro foram uma grata surpresa. Seul é capital tecnológica e cultural, constante contraste entre seu passado glorioso e status atual de high-tech. Para começar, um clássico: me hospedei no Ritz, melhor hotel da cidade. Um pouco formal, fato, mas o café da manhã tem a maior variedade de comidas que já vi na vida. O Ritz fica no Gangnam-gu, bairro repleto de prédios modernos e clínicas de cirurgia. Plástica, aliás, é obsessão entre garotas de saias curtas em busca de olhos mais abertos, maxilares e narizes mais estreitos. E cremes, especialmente os para o rosto.
A Galleria Department Store, sempre lotada, tem a maior oferta de produtos e marcas. Ainda nas ruas, moda, muita moda. A cidade converge grandes marcas de luxo do mundo com jovens moderníssimos. Há profusão deles em looks de poás. São interessantes de se observar e dizem muito sobre Seul. Assim como os antológicos mercados de tecido. Eu visitei o Gwangjang Market, melhor lugar para entender a dicotomia entre o superindustrializado e as gerações mais velhas. São centenas de senhores oferecendo todos os tipos de tecidos orientais. Um labirinto, delicioso de se perder.
Outra experiência absurda? O gigante jardim secreto do Palácio Changdeok. Era permitido apenas para a família real e os jardineiros que eram castrados, condição para o contato e convívio com as princesas! Mas os tempos são outros. Nada secretos os exemplos de design ultramoderno, como o GT Tower East, um arranha-céu com ondas estruturais de 48 metros de altura e sistema de energia sustentável. Tipo ilusão de óptica. Mais ilusões? A noite e suas luzes… A sensação é de estar no filme Lost in Translation. Do club ao karaokê na madrugada, nada faz sentido. Seul para mim? Construção de novos paradigmas. Recomendo.
SALEIRO
Os coreanos gostam de tudo extremamente salgado, salvo nos restaurantes budistas. Para fugir um pouco da difícil comida típica, a dica é alterar o menu. Indico o AlloPaper Garden, italiano, para um almoço garantido. No Walking in the Clouds, peça sem constrangimento um steak com batata frita – não tem no menu.
WWW.63WOTC.CO.KR
SHOPS
Space Moon é a loja de roupas
femininas com a melhor curadoria. Reúne peças de marcas como Balenciaga, Pedro Lourenço, Christopher Kane, Acne etc. Para homens, Boontheshop.
E tem uma Corso Como local, com ótima seleção de livros e objetos de design.
WWW.BOONTHESHOP.COM
ARTSY
O Leeum, Samsung Museum of Art, tem coleção apurada de artistas contemporâneos, à la Anish Kapoor, Basquiat e coreanos. O museu em si é tão fascinante quanto as obras, já que seus três edifícios foram projetados por arquitetos de renome internacional: Mario Botta, Jean Nouvel e Rem Koolhaas.
WWW.LEEUM.SAMSUNGFOUNDATION.ORG