Categories: Lifestyle

A boa-nova do chef

Share
Por Camila Dias e Lena Mattar
Fotos Bruno Geraldi
O chef André Mifano acumula 18 anos na cozinha – as tatuagens expressam fielmente sua vocação. Pois a mais recente devoção de Mifano, aka restaurante Vito, em São Paulo, é o processo de embutir e curar alimentos, a que ele se dedica há quatro anos. A prática se tornou uma obsessão com o passar das descobertas de novos ingredientes e diferentes métodos de preparo. Fácil? “Tudo é difícil! Passei seis meses fazendo linguiça sem conseguir comê-las, de tão ruins que ficavam”, ele confessa.
Embora seja um dos assuntos do momento para os amantes e frequentadores de restaurantes mundo afora, fazer embutidos não é nenhuma novidade. O método é usado para conservar ingredientes há milhares de anos. Entretanto, quando chefs famosos – como René Redzepi, do Noma, em Copenhague – passaram a retomar antigas técnicas de culinária e dar um toque contemporâneo ao servi-los, os holofotes voltaram a se acender. Hoje, com receitas bem autorais, os embutidos são servidos em casas estreladas no exterior e, mais do que nunca, em restaurantes brasileiros.
“Estávamos em frente ao D.O.M., sentados na calçada às 2 da manhã falando sobre cozinha, quando o Alex Atala me disse: ‘Vamos fazer uma linguiça de priprioca. Se vira’”, conta Mifano. A tarefa foi levada a sério e exigiu muito estudo e testes na cozinha. Três tentativas e alguns ajustes depois – dobrando a falta de bibliografia sobre o assunto em português – a missão foi cumprida. Há poucos meses, a linguiça pode ser provada no novo menu do Vito, por R$ 35. Ao lado da versão com priprioca (erva aromática natural da Amazônia, muito usada pelos índios e difundida por Atala) estão outros tipos de linguiças e salames como sopressata, cacciatore e a versão feita com pé de porco, a preferida de Mifano.
Na onda de colocar mais produtos brasileiros em suas receitas – tendência que cresce a cada dia que passa no cenário gastronômico – o chef apresenta outra novidade: a linguiça com pimenta baniwa (R$ 36), um ingrediente indígena ainda pouco usado. Para os adeptos dos verdadeiros salames e novidades – e não das versões comerciais escassas de sabor – vale ficar de olho, pois mais coisa nova vem por aí. Por ora, os embutidos Mifano ainda não estão no supermercado, mas… quem sabe?
Em tempo: André comanda durante todo mês de novembro o Jameson Food Truck. RG contou detalhes desse projeto. Clica aqui!

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024