André e Murilo Faria, irmãos e os nomes por trás da banda Aldo – que é queridinha deste site e
acabou de ser confirmada no Festival Popload -, acabaram de passar uma temporada em Chicago, viagem de uma semana onde descobriram cool places, restaurantes e lojas que não estão em guia nenhum, e outros lugares “tem que ir” que a dupla fez questão de dividir com o site RG. Dicas preciosas para quem quer mandar bem em Chicago. Anotou?
AVEC
Restaurante pequeno, charmoso e descolado, considerado um dos 20 melhores dos Estados Unidos pela revista americana Bonapetit. Dos mesmos donos do restaurante vizinho – um pouco mais elegante, caro e conhecido – Blackbird. Sua arquitetura interior, com um balcão apertadinho e mesa comunitária, é parte da experiência. Não deixe de pedir de entrada o “chorizo-stuffed medjool with smoked bacon”, definitivamente o hit do lugar, recomendado especialmente para essa matéria pelo nosso amigo Ryan Rendall, gerente do lugar. 615 W Randolph.
HOT DOUG’S
Chicago é conhecido por ter o melhor hot-dog dos Estados Unidos. E o Hot Doug’s é, definitivamente, o melhor cachorro quente que alguém pode comer na vida. Para você ter ideia, o gastro-pop-master Anthony Bourdain elegeu o Hot Doug’s como uma das 13 refeições no planeta que você deve fazer antes de morrer, lado a lado com alguns restaurantes estrelados no Guia Michelin. A única diferença é que você paga 2 dólares no prato, come ouvindo Madona (fiel cliente) e ainda conhece o Doug pessoalmente no caixa. Ah! E se você tiver uma tatuagem de hot-dog, pode comer lá de graça até o fim da vida! 3324, N California Av.
CHICAGO MUSIC EXCHANGE
Não estranhe se você se deparar com Adele, Jonny Depp ou Marcus Mumford, do Mumford & Sons e até o Hugh Laurie (a.k.a Dr. House) namorando baixos, guitarras e violões por aqui. A Chicago Music Exchange talvez seja hoje a melhor loja de instrumentos musicais do mundo, parada obrigatória para qualquer músico – profissional ou amador – que está pela cidade. Peça para o simpático Dan Wean, vendedor das antigas e amigo dos ALDOS, apresentar a parede de guitarras Fender vintage. É de enlouquecer. 3316, N Lincoln Av.
GIRL AND THE GOAT
Restaurante moderninho e aconchegante com pratos feitos para beliscar. Conquista tanto pela comida quanto pelo astral. Perca qualquer preconceito e peça o escalope de língua na brasa e o ravióli de escargot. São perfeitos! 809, W Randolph St.
THE LOOP NIGHT BIKE
Alugue uma bicicleta em um quiosque da Divvy (tem vários pela cidade) e pedale sem medo de ser feliz madrugada adentro pelo centro de Chicago, observando a arquitetura e esculturas da cidade. Você se sentirá em Gothan City (por sinal o Batman Dark Knight foi filmado lá). Não deixe de passar pelo Marina City, que figurou a capa do disco Yankee Hotel Foxtrot do Wilco.
EMPTY BOTTLE
Chicago é a capital do blues, mas sua cena de rock alternativo não fica para trás. Além de uma excelente carta de cervejas, essa pequena casa tem shows todos os dias. Dependendo da semana, você pode conhecer os novos nomes que irão estrelar nos line-ups dos próximos festivais ou ver shows dos velhos conhecidos, como Lee Ranaldo, do Sonic Youth e Thee Oh Sees. 1035, N Western Av.
THE WHISTLER
Minúsculo e charmoso bar com jazz ao vivo, conhecido pelos melhores drinks dos EUA. Não deixe de experimentar o Dehli Cooler, uma invenção refrescante e espetacular que mistura curry, gin e abacaxi. Da categoria “sabores que você nunca imaginou que existiam”. 2421, N Milwakee Av.
BUCKTOWN
É considerado a Williansburg de Chicago. Restaurantes, lojinhas, livrarias, cafés e vida noturna animada. Uma caminhada pela Milwakee Av., saindo da North Damen, é diversão na certa.Reserve uma tarde para garimpar peças vintage na Buffalo Exchange e outros brechós na região, discos raros e novidades na Reckless Records e zines alternativos na Quimby’s Bookstore (na esquina dessa livraria, também há um excelente restaurante chamado BBQ, com ótimas opções de cervejas locais e um sanduiche de porco sem palavras.). Cansou? Tome um café no The Wormohole, um coffee-shop que virou instituição no bairro por ter um carro DeLorean original exposto lá dentro. E se quiser estender, o Beauty Bar é uma boa pedida para balada.
KUMAS CORNER
Não traga sua avó nem seus filhos pequenos. O slogan deles é “burguer and joint with heavy metal attitude”. Isso significa filmes pornôs passando na TV, heavy-metal alto nas caixas de som e uma espera de uma hora (se você tiver sorte). E pode acreditar: vale a pena. O Kumas Corner é considerado por muitos “Chicagoists” o melhor burguer de Chicago. Você pode pedir o “Slayer”, com cebolas caramelizadas e chilli, ou o “Famous Kuma”, com bacon, ovo e tomate, um clássico do lugar.
2900, W Belmont Av.