Para quem está a fim de uma viagem mais zen, RG tem a dica: um cruzeiro a bordo do Road To Mandalay. Ao contrário dos cruzeiros habituais, trata-se de um fluvial nas águas do Rio Irauádi, em Mianmar, na Birmânia. O Rio Irauádi tem diferentes significados: no hinduísmo, pode ser traduzido como Rio Elefante, em sânscrito Irauádi, significa Refresco. Na língua Mianmar, o termo “Ayeyar Ma!” quer dizer “algo muito grande”.
O Road To Mandalay foi construído em 1964 e registrado no porto de Köln, Alemanha (onde costumava navegar o Rio Reno). Há aproximadamente 50.000 ladrilhos de jade, colocados um a um, por todo o navio. A ideia é criar paredes como as de casa de banho antigas. O trabalho pode ser visto nas cabines Deluxe & State, bem como nas suítes Governors. No início de cada temporada, para garantir uma passagem segura sobre a água, cinco monges anciãos de Mandalay sobem a bordo e realizam uma cerimônia de bênção especial. Segundo as crenças budistas de Mianmar, este rito é um dos mais importantes para os que cruzam as águas do país. Há também um altar dedicado a Buda, localizado na sala de observação do navio (onde a cerimônia de bênção é realizada). Oferendas de flores e água são feitas diariamente.
Durante a tranquila navegação ao longo do rio Irauádi, os passageiros encontram belezas naturais impressionantes, paisagens atemporais e animais raros. A equipe do Road To Mandalay é composta por 75 profissionais, sendo 73 deles nascidos na Birmânia. Destes, quatro estão no navio há 15 anos, e oito estão desde sua primeira navegação no Irauádi, há 16 anos. A bordo, os hóspedes podem aprender a fazer a famosa salada de folhas de chá verde ou Salada Lehpehtoh, com o Chefe Adjunto do The Road To Mandalay feitos com as folhas de chá verde fermentadas e também conhecer a bebida local, o “Mandalay Rum Sour” – um coquetel composto de xarope de açúcar de limão e rum destilado da região, perfeita para ver o pôr do sol no deck do navio!
Serviço:
www.orient-express.com