Top

A floração das cerejeiras

Chris Bicalho dá o alerta: começa em breve a floração das cerejeiras no Japão

Por Chris Bicalho

Todas as atenções voltadas para a China, eu sei. Mas que tal abrir agora os olhos para o Japão? Ao contrário da vizinha gigante, país tendência do novo século, a terra que ensinou o mundo a ser minimalista nunca sai de moda. Avant gard hi tech e milenar, mix espetacular de futuro próximo e passado distante, poética e caótica. Tokyo, Kyoto, Osaka, tudo bem, “zuzo” zen. Tem que ir, tem que ver, correr o arquipélago de norte a sul, as ruas de Harajuku e os vales vulcânicos de Nikko.

Chegar no comecinho da primavera, quando as cerejeiras florescem partout, pelos jardins imperiais e parques públicos. Romântico demais? Sim, é. Parece que estamos diante de um papel de parede de tinturaria? Sim, parece. Mas vale a pena ver de perto a cena que só acontece uma vez por ano e por apenas uma ou, no máximo, dez dias. A coisa é tão séria, essa de esperar a floração das “sakuras”, que a Japan Weather Association anuncia em rede nacional a previsão da cherry blossom season. A de 2011 acaba de ser divulgada: de 27 de março até comecinho de abril. Vamos? A hora é essa.

Tokyo já, com direito a tour gastronômico pelos melhores restôs da cidade, escondidinhos, secretos e sagrados. Alguns estrelados pelo Michelin, outros consagrados por estrelas de constelações especiais – amigos insiders, gente de boa dica e boa vida. Conto depois. Embarque imediato.

Mais Chris Bicalho? Aqui.

Mais de Lifestyle