Top

Inhotim: insider

O guia mais perfeito de Inhotim. Quem te leva é Waldick Jatobá

Gentil que e, o colecionador Waldick Jatoba divide com RG seu expertise no mais impressionante museu a ceu aberto do pais. A seguir, um perfeito guia do CACI, o Centro de Arte Contemporanea de Inhotim:


“Ja perdi a conta de quantas vezes ja fui a Inhotim, talvez umas oito ou nove vezes… mas confesso que, a cada ida, sempre me surpreendo, no bom sentido. E tudo muito primoroso, belo, os jardins a cada epoca do ano tem um colorido diferente, instigante, inspirador… Sexta-feira passada fui sem um motivo festivo; nao havia inauguracao de galerias, nem de exposicoes temporarias. Apenas fui, para passar o dia com amigos estrangeiros que visitaram o centro pela primeira vez. E ai aproveitei mais intensamente esse local, que, acredito, seja o unico no Brasil – quem sabe no mundo – a reunir um acervo fenomenal de arte contemporanea nacional e internacional e um jardim botanico com belos exemplares da flora brasileira.


Chegar em Inhotim nao e nada complicado, fica a cerca de 60 km de Belo Horizonte e a viagem de carro leva algo como uma hora e meia por estrada, muito bem pavimentada e sinalizada. Costumo sempre usar o servico de transporte do Giovanni Rago (xx-31-9981-5419 – giovannirago@yahoo.com.br ) que oferece um servico de carros ou vans com motoristas que conhecem o caminho. Geralmente contrato o servico pelo dia, pois sempre volto para pernoitar em Belo Horizonte. Existem pousadas proximas ao espaco cultural, mas as acomodacoes sao muito simples, pouco confortaveis e nem sempre o servico funciona. Esses meus amigos escolheram ficar proximo a Inhotim e ficaram na Pousada Morada dos Passaros, distante cerca de 27km; pra quem nao gosta de arriscar, sugiro o Hotel Mercure em BH como uma boa opcao.


Como acredito que uma imagem vale mil palavras, deixo que essas fotos recentes que tirei traduzam um pouco o significado dessa colecao. Mas recomendo fortemente um inicio de visita pela instalacao sonora da Janet Cardiff. E uma obra inspiradora que vai dar as boas vindas e criar o clima para aproveitar tanta beleza. Nao deixem de visitar o pavilhao da Doris Salcedo (um dos meus favoritos), da Adriana Varejao, da Waleska Soares – uma otima combinacao de arte e arquitetura. Ja na dobradinha, paisagismo e arte, nao percam a obra da Yaiyo Kusama, super ludica”.


Na galeria, o clima. Agende-se. Mais informacoes no site de la, super completo: http://www.inhotim.org.br/. A gente se encontra por la.

Mais de Lifestyle