Top

Istambul by Adriana Boulos

A diretora de estilo volta de Istambul e divide suas descobertas com RG

A viagem de Adriana Boulos durou apenas uma semana, mas Istambul vai ser, por bom tempo, o assunto preferido. Diretora de estilo da tecelagem La Estampa, Dri resolveu unir o util ao agradavel, e embarcou numa viagem rumo ao Oriente: enquanto fazia uma pesquisa de mercado sobre novas estampas, cores e tecidos, ela aproveitou para desfrutar a beleza da capital turca:


“Um passeio imperdivel e o Grande Bazar, chamado Kapalicarsi – que significa mercado coberto em turco. Fiquei impressionada com a explosao de cultura, cor e beleza do local. Os produtos ainda sao vendidos como ha cem anos atras.” , encanta-se Adriana. Nao e para menos, afinal, dentro do Grande Bazar e possivel se perder com as mais de 5.000 lojas, mesquitas, saunas turcas, restaurantes, lanchonetes e cafes. Vale lembrar que na cultura turca nao se compra nada sem negociacao, portanto, a dica da nossa viajante e barganhar muito, ja que o primeiro preco nunca sera o ultimo.


A dica gastronomica e o bar/restaurante chamado Reina. O lugar oferece uma vista maravilhosa para o Estreito de Bosforo – Istambul tem uma localizacao geografica super favoravel: de um lado, fica a Europa, do outro, a Asia, por isso a cidade e quase como se fosse um encontro entre o Oriente e o Ocidente. A combinacao cultural nao podia ser outra: um caleidoscopio de estilos. Ou seja, otimo destino para quem busca inspiracao e tendencias. A noite, o Reina e decorado por lounges, que depois viram uma pista de danca que funciona ate altas horas. Interessou? Entre no site e programe a proxima viagem.


Mais: quem estiver interessado em adquirir reliquias do local, nao pode deixar de ir ate Cukurcuma – se diz, Tchucurdjuma, leciona Adriana – nesse bairro existem lojinhas mais independentes, assim como brechos e antiquarios. Cada ruazinha que desce tem um restaurante com terraco, super simpatico para almocar no final do dia.


Em tempo: apesar de ser cliche, um passeio que deve constar no roteiro de qualquer turista que visite Istambul pela primeira vez, e uma ida a famosa Mesquita Azul: a cupula principal tem 23,5m de diametro e 43m de altura, suportada por cinco colunas principais. Sao mais de 260 janelas na construcao. Todo mundo tem que visitar a mesquita pelo menos uma vez na vida.


Confira, na galeria, os registros de Adriana:

Mais de Lifestyle