Top

Luciana Faria: Tóquio

Estilista revela suas impressões sobre a capital japonesa

Acabei de voltar de minha primeira vez no Japao. Fui pela Thelure, minha marca, participar da segunda edicao do Brasil Fashion Now, um showroom promovido pela Abest so de marcas brasileiras, como Triya, Adriana Degreas, Lilly Sarti, Pat Falcao, Cecilia Prado, Miele, entre outras.

A viagem foi uma surpresa, fiquei muito mais impressionada com o jeito japones de ser do que eu imaginava. Confesso que me decepcionei com os eletronicos, achei que seriam incriveis, mas nao e tudo isso.  Desde o desembarque em Toquio ja da para perceber que voce esta em um lugar com uma cultura muito diferente. A calma dos japoneses me chamou atencao. Sao muito focados no que estao fazendo. Parece que eles nao tem pressa. Tudo que fazem tem que ser perfeito, pode levar o tempo que for. Sao super gentis, se voce pede alguma ajuda, por mais que eles nao saibam a resposta, nem falar ingles, vao fazer de tudo para te atender. Os guardas estao sempre com uniformes impecaveis, luvas brancas e sapatos engraxados – os japoneses sao minuciosos.

A preocupacao deles com a limpeza beira a neurose. Para se ter uma ideia, nem e preciso encostar na porta do taxi para abri-la ou fecha-la, e automatico. Ai voce nao suja a mao – e nem a porta do carro (rs). Ate o lixo e limpo, e, importante: ecologicamente correto. Embalagens plasticas como garrafas devem ser separadas do lixo organico e do  inflamavel. Voce encontra o tempo inteiro funcionarios limpando lugares publicos e privados, nos minimos detalhes. E muito dificil encontrar lixo pela cidade. Fui perguntar e parece que, depois do atentado, eles nao colocam lixo na rua com medo de bomba….

Outra curiosidade: o habito que os japoneses tem de usar mascaras, como aquelas de medicos em hospitais.  Eles as usam para se protegerem da poeira e da gripe. E muito comum voce ver gente de mascaras nas ruas, no metro, etc… Ate  fumar um cigarrinho e sui generis em Toquio: e proibido tragar em qualquer lugar da rua. Ali, so se pode fumar em espacos especificos… no meio das calcadas. Perto dessas areas, tem maquinas de cigarro superdiferentes. Eu ate fotografei uma, olha so.

Mudando completamente de assunto, mas ainda falando das fotos, preste atencao nas que mostram montes de Hello Kitty. Eu as tirei numa loja de cinco andares, a Kiddyland, que vende tudo da Hello Kitty, do Snoppy e de todos os bichinhos imaginaveis… A gente fica louca ali, querendo comprar tudo!!!

Mas imperdivel mesmo e visitar um dos varios karaokes espalhados pela cidade. E muito divertido entrar em um para assistir a animacao dos japoneses com o microfone. Vale muito a pena.

Bom, antes de mais dicas, vale ressaltar que a viagem nao teria sido a mesma sem a turminha que foi, demos muita sorte e espero que venham muitas outras…

Harajuku/ Moda

E um bairro super descolado, onde os jovens passam suas tardes. A Omotesando-dori (chamada de Champs Elisee japonesa) e a avenida principal, e abriga lojas das grandes marcas sofisticadas como Chanel, Armani e mais populares como GAP.

No entanto, sao nas ruinhas transversais a avenida que estao as coisas mais interessantes. Por la, circulam pessoas vestidas de forma exotica, que entram e saem das lojas tao diferenciadas quanto seus compradores. Vale tudo nessa busca pelo ser diferente, parece que ha uma competicao nao declarada para ver quem e o que e mais excentrico, mais destacado.

Aos domingos, o bairro se transforma numa passarela. E ai, voce pode encontrar de tudo. Muitos fotografos aproveitam para ir la e fotografar tendencias.

Restaurantes:

E bom fazer reserva. Os restaurantes normalmente estao cheios. O jantar por la e cedo, as 6pm e os pedidos acabam as 9pm. E muito dificil encontrar garcons que falem ingles….por isso, voce sai de Toquio muito experiente em mimica. Muitos lugares nao tem menu em ingles; voce ve a fotinho e aponta. Os restaurantes que eu recomendo:

Beige

Ginza Chanel Building 10F
3-5-3 Ginza
Chuo-ku
Fica na cobertura do predio da Chanel em Ginza, o chef e o Alain Ducasse. Normalmente tem dois meses de espera para reservar. Ha quem diga que e o melhor restaurante do mundo.
 
Hinokizaka
Ritz-Carlton Hotel
9-7-1 Akasaka

Minato-ku
Comida japonesa com uns toques mais contemporaneos. Fica no 45o andar do Ritz-Carlton, tem uma vista maravilhosa. Bem gostoso e animadinho..
 
Salt
Shin-Marunouchi Building 6F
1-5-1 Marunouchi
Chiyoda-ku
Tokyo
Tel: +81 (03) 5288 7828
Website
Aqui os garcons (ufa!) falam ingles. E um restaurante bem gostoso e animado, com gente bonita.

Passeios

Museu Nacional de Toquio
Perto do parque de Ueno, constitui o mais importante conjunto de museus da cidade e fica ao lado do Museu Nacional de Ciencia e do Museu Nacional de Arte Ocidental. Abriga as mais importantes obras de arte e arqueologia do Japao, mas tudo e de dificil compreensao pela falta de explicacoes em ingles.


Templo de Asakusa
E um dos mais antigos e mais belos templos de Toquio. A entrada e formada por um enorme portal – conhecido como Kaminarimon – que sustenta uma gigantesca lanterna japonesa. Desse portal ate o templo voce caminha por uma rua coberta e com ar-condicionado, a Nakamise-dori, com varias lojinhas de comida para os turistas se divertirem. Nas ruas transversais voce pode encontrar desde lojas especializadas em facas, pentes, chinelos, ate bares com o mais autentico som das big bands americanas.

Para entrar no templo, dizem que e bom acender um incenso para seus ancestrais e pedir protecao para sua estada no Japao, puxando para si a fumaca que sai do imenso incensario que fica na porta do templo. Alem disso, lave as mao e, se quiser, beba um pouco da agua que brota no chafariz. Essas praticas sao rituais tipicos e sao realizados por todos os visitantes.


Kioto e Nara
E muito legal ir de trem-bala as cidades de Kioto e Nara, e ali visitar o Castelo Nij, o Pabellon Dour e o Templo Todaiji, com sua gigantesca imagem de Buda (Daibutsu). O Santuario Kasuga tambem e interessante, tem 3000 lanternas de pedras e bronze.

Mais de Lifestyle