Top

Carnaval em Salvador: os highlights da folia mais famosa do Brasil

 

Ninguém duvida que o Carnaval de Salvador é o mais badalado do nosso país tropical. De astros internacionais e famosos brasileiros, a colunáveis e políticos, todas as tribos passam pela folia. E, aparentemente, tudo acontece na capital baiana também. A começar pelo jogador Neymar, que mesmo se recuperando de uma lesão no pé direito, se divertiu como se não houvesse amanhã. Assistiu de camarote o show do trio sem cordas “As Poderosas“, comandado por Anitta, ao lado de amigos como o surfista Gabriel Medina. E mesmo com a ex Bruna Marquezine também na cidade, o astro do Paris Saint-Germain foi flagrado aos beijos com a cantora Rafaela Porto (ex-participante do “The Voice Brasil”), apontada como seu novo amor desde o começo deste ano.

Em clima de romance, quem também chamou atenção foi o casal Denny Denan e Clara Buarque. Ela, filha de Carlinhos Brown e Helena Buarque e neta de Chico Buarque, chegou de mãos dadas com ele, que se apresentou no Camarote do Nana, e de lá saíram juntinhos.

Climão

Mas nem tudo são flores. O youtuber Matheus Mazzafera, por exemplo, teve o celular roubado ao sair do trio de Claudia Leitte. “Eu coloquei a mão no bolso, e em questão de um minuto, menos de um minuto, saindo do trio, entrando no camarote… Eu coloquei o telefone, e cadê o telefone na hora que eu fui pegar?”, explicou ele. “Eu amo Salvador, mas sacanagem, né? Salvador é o melhor Carnaval do Brasil, eu amo, vou continuar vindo aqui. Não entrei no camarote, porque tinha que ligar para o pessoal me pegar na porta. Tive que voltar. Mas pelo amor de Deus, hein, gente. Acredito que a vida mesmo vai ensinar para essas pessoas. Carma. O que você manda para o universo recebe de volta”.

Já a decisão do governador Rui Costa de dar fim ao camarote do governo na avenida rendeu críticas, como do vereador Henrique Carballal: “É uma clara demonstração do abandono do Carnaval pelo governo. Simboliza o desrespeito e a política de desvalorização dos blocos e da festa como um todo”. Ainda entre as alfinetadas em Rui, o prefeito ACM Neto falou sobre o futuro da festa: “Se a população achar que deve tirar dias de Carnaval, isso vai ser indicado no momento certo. Até 2020, enquanto a prefeitura tiver a responsabilidade de fazer o Carnaval, o Carnaval vai ser nesse modelo que está aí. O governo tem que se contentar que a prefeitura não é uma secretaria. Somos um poder independente”.

Congratulations

Entre as comemorações, o prefeito Neto comemorou uma quebra de recorde de público, 12% a mais do que em 2018. Para se ter uma ideia, só nos três primeiros dias quase 4 milhões de pessoas usaram o transporte público da cidade, enquanto no ano passado o número não chegou a 3,6 milhões. E vale apontar que, se em 2018 a Avena Bonocô recebeu 103 mil veículos, neste ano o tráfego chegou a 147 mil carros num só dia.

Quem também celebrou foi o bloco de afoxé Filhos de Gandhy. Nos seus 70 anos, o grupo recebeu um dos seus mais ilustres membros: o cantor e compositor Gilberto Gil. Nas homenagens, Daniela Mercury prestou tributo a eles e a todos os blocos afro de Salvador. Ela dividiu o trio com as rainhas do Ilê Aiyê, Jessica Nascimento, e do Muzenza, Claudia Mattos, fez menção ao Olodum e Ara Ketu, e os dançarinos vestiram figurinos dos Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Muzenza, Didá e Malê Debalê.

VIP

Oportunidade de socializar é o que não falta na capital baiana. No Fasano, uma feijoada marcou a estreia do hotel (recém-inaugurado) no período carnavalesco. A RP Sandy Najar recebeu muitos nomes da sociedade soteropolitana. Enquanto isso, no belo apartamento do joalheiro Carlos Rodeiro, ele e o arquiteto Marlon Gama recepcionaram convidados como a cantora Gilmelândia e o casal Fernando Torquatto e Aurora Mendonça. E no camarote Skol Puro Malte, nomes como Paulo Borges, as atrizes Carol Fazu e Solange Couto, o ex-pugilista Popó Freitas, a eterna Miss Brasil Anuska Prado, e o rapper americano Gshytt, que só saiu de lá após conhecer o cantor Leo Santana, que reinou no espaço e revelou que vai casar com Lore Improta em 2020.

E por falar em majestade, não dá para esquecer das rainhas da folia. Gravidíssima de quatro meses, Cláudia Leitte se emocionou e comentou sobre seu ritmo nos últimos dias: “Definitivamente, Carnaval é uma forma de resistência. É a festa de todos e a missão da minha vida e do meu time”. Já Ivete Sangalo comemorou seu retorno triunfal após dois anos afastada devido à gravidez das filhas gêmeas: “Eu estou de volta, porra”. Isso antes de se fantasiar ao lado do marido Daniel Cady, como fez em 2017, para não ser reconhecida e descer até o chão. Porque, como ela mesma disse, “mainha é filha de Deus! Brincar na rua não tem preço. Viva o Carnaval!”

*com informações do Alô Alô Bahia

Mais de Gossip