Na última terça-feira (28), o Palácio de Kensington, em Londres, recebeu, pela primeira vez na história do edifício real, milhares de pessoas para um show beneficente. Organizado pelo Príncipe Harry e com participação do Coldplay, o evento tinha o objetivo de arrecadar fundos para a Sentebale, ONG criada em homenagem à Princesa Diana e voltada para os jovens portadores de HIV na África Subsaariana.
Antes da banda entrar no palco, o filho mais novo do Príncipe Charles fez um discurso tocante sobre suas experiências pessoais durante sua viagem ao continente africano: “O que eu vi foram grandes desafios. Uma das populações jovens mais vulneráveis do mundo abusadas pelo trabalho forçado logo no início da infância devido à perda de um ou até os dois pais para a AIDS. Em algumas situações, a dona da casa era uma garota de 12 anos de idade responsável pelos seus irmãos e irmãs.”
O príncipe continuou: “Cada um de nós é responsável pela nossa reeducação. Fazer o possível para quebrar o silêncio, medo e ignorância necessários para o vírus ganhar”.
Leia Mais: “Duquesa Kate Middleton luta boxe em evento beneficente”
O quinto na linha de sucessão ao trono subiu ao palco nos momentos finais da apresentação para agradecer a presença de todos e até aproveitou o momento para cantar a última música ao lado do vocalista Chris Martin: “Obrigada por ficarem conosco mesmo com a chuva, obrigada Coldplay, vocês arrasaram o palácio!”
O show ainda contou a participação especial de Joss Stone e o coral jovem de Basotho. Todo lucro arrecadado no evento, que contou com 3 mil pessoas, será reinvestido para a criação de programas para as crianças de Lesoto que sofrem com a doença.
Criado há mais de uma década em parceria com o Príncipe Seeso, do Lesoto, o trabalho de Harry dá continuidade aos cuidados de Diana, que dedicou sua vida a chamar atenção para as mazelas causadas pela Aids. Recentemente, a Sentebale expandiu seus trabalhos para Botswana.