Lembra da confusão com os protetores solares da empresa de Jessica Alba, a The Honest Company? O cosmético sofreu duras críticas dos consumidores nas redes sociais pois, aparentemente, não protegia de nada. Só que agora, as reclamações não estão mais só na internet. Uma ação coletiva pede reembolso a qualquer um que tenha comprado os produtos da linha, o que significa pelo menos R$ 19 milhões (U$ 5 mi). A queixa também acusa a empresa de vender produtos descritos como “naturais” quando eles, na verdade, contém ingredientes sintéticos.
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O querelante, de acordo com o The Cut, é Jonathan D. Rubin, que comprou o protetor solar “ineficaz em proteger contra a exposição não-saudável aos prejudicais raios UV”, afirma. Ele também reclama de prejuízos com o Honest Hand Soap (sabonete), Honest Dish Soap (sabão de louça), Honest Diapers (fraldas), e o Honest Multi-Surface Cleaner (limpador multi-uso), alegando propaganda enganosa – são esses os produtos que ele afirma serem supostamente naturais, mas contêm conservantes químicos.
Quando a polêmica começou, a empresa chegou a se defender, explicando que o produto passara por testes independentes e estava de acordo com as exigências do FDA (Food and Drug Administration). Jessica chegou a escrever em um blog que entraria em contato com os consumidores “e fazer o preciso para reparar” o fato, mas nunca explicou exatamente como faria isso – por meio de reembolso ou substituição.