Top

Samuel Klein morre aos 91 anos anos, em São Paulo

Fundador das Casas Bahia será enterrado hoje (20.11), às 14 horas, no Cemitério Israelita do Butantã em São Paulo

Por André Aloi

Samuel Klein, fundador da loja de varejos Casas Bahia, morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20.11), em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória de acordo com a assessoria de imprensa da família. Ele estava internado há 15 dias no hospital Albert Einsten, também na capital.

RG apurou que o velório está ocorrendo no Cemitério Israelita do Butantã, onde também acontece o enterro às 14 horas, em cerimônia fechada para amigos e familiares. Ele deixa os filhos Michael, Saul e Eva. E os netos: Natalie e Raphael; Joseph e Benjamin Klein; Philip Klein, Richard e Evelyn Ostrovsky. A mulher, Ana, e um dos filhos, Oscar, já faleceram.

A Via Varejo (empresa que gerencia as redes de lojas Casas Bahia e Ponto Frio) soltou um comunicado à imprensa em que expressa seu sentimento de pesar e agradecimento ao empresário pela sua importante contribuição. “Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro”.

Continua: “Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuarmos crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores”. A nota é assinada em nome da empresa e de todos os funcionários.

Trajetória – Samuel Klein era naturalizado brasileiro, mas nasceu na Polônia. Foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração. Sua mãe e cinco irmãos (eram nove, ao todo) mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka, e Samuel nunca mais os viu.

Conseguiu fugir no caminho para a Alemanha, permanecendo em seu país de origem até a guerra acabar. Em seguida, foi em busca do pai. Por lá, fez de tudo para ganhar a vida, vendendo produtos para as tropas aliadas. Em cinco anos juntou dinheiro e casou-se com a jovem alemã, Ana.

Chegou ao Brasil em 1952, onde adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. Cinco anos depois, comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que chegaram á região para trabalhar na indústria automobilística.

Ao completar 80 anos lançou a biografia “Samuel Klein e a Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”, da Editora Novo Século.

Mais de Gossip