Top

A Guerrilha verde de Floriana Breyer

Ela escolheu o centro de São Paulo para instalar seu laboratório ecológico

Filha da chef Carla Pernambuco, Floriana Breyer é gaúcha, já morou em várias cidades do Brasil, mas desde 2004 escolheu o centro de São Paulo para instalar seu laboratório verde, no apartamento em que mora. Nele, encontrou espaço para desenvolver suas engenhocas ligadas a práticas e tecnologias sustentáveis: cisterna, jardim suspenso, minhocário, teto de bambu, compostagem e eletrodomésticos que funcionam à manivela revelam parte de seu espírito de “guerrilheira verde”.

Suas ações socioambientais, no entanto, já tomaram as ruas em ações concretas de arte pública, intervenções urbanas e projetos sócios educativos que disseminam novas formas de se relacionar com o planeta.

Formada em Artes Plásticas e em Design para Sustentabilidade, Floriana também desenvolve jornadas de aprendizagem em arte-educação e sensibilização ambiental em contextos urbano-periféricos e zonas rurais no interior do Brasil. É integrante de três coletivos de arte e sustentabilidade: o EIA, o Imargem e Os Sustentáveis – neste último, é conhecida pelo pseudônimo Fiorela Verde, não por coincidência o nome da personagem central do livro para crianças Manual do Guerrilheiro Verde Mirim, que acaba de lançar pela Leya.

Em sua jornada, Fiorela oferece uma bússola cheia de alternativas para a transformação planetária, encorajando os pequenos leitores a participar do seu exército verde. Uma luta boa, para crianças de todas as idades.

Mais de Gossip