Categories: Gossip

Woodstock feelings: papo com o prefeito de Paulínia

Share

Nessa terça-feira (28.06), a organização do SWU anunciou que o festival de música mudará de cidade; deixa Itú e fará sua segunda edição em Paulínia, também no interior de São Paulo – com direito a contrato de cinco anos, para selar a história. Paulínia é o novo preto. Quer ser a nova meca da cultura, o Eldorado dos culturetes. E está caminhando pra isso.

Localizada a 110 quilômetros de São Paulo, a cidade é uma joia petroquímica que há 8 anos começou a aparecer nos jornais por conta de seus subsídios culturais. A alta produção de barris da Replan, uma refinaria da Petrobrás instalada há mais de 40 anos na cidade, garante um volume de impostos gigantesco para a cidade. Em 2005, o então prefeito Edson Moura (PMDB) inventou de reverter benefícios e transformar a cidade num pólo cultural, mais exatamente cinematográfico. Criou um complexo que compreende quatro estúdios de cinema, um espaço para formação de profissionais, um estúdio de animação e um teatro de colunas gregas, o Municipal de Paulínia. Com convidativos custos para a produção nacional – estúdios com aluguel 10% inferior ao mercado, mão de obra qualificada e mais barata, editais que patrocinam produções rodadas ali. Em 2008, o peemedebista inventou o Paulínia Festival de Cinema, vitrine para a exibição dos filmes ali feitos – e já são quase 50 desde 2006.

Sob a égide do atual prefeito, José Pavan Junior (DEM), Paulínia segue firme no seu ambicioso projeto de mecenato. Desta vez, a cartada é musical. A cidade seduziu ($) a organização do festival indie de cote sustentável SWU. “A vinda do festival vai mostrar para o país e para o mundo que nossa cidade é diferenciada e que queremos trabalhar a favor da sustentabilidade”, pontuou o prefeito boa praça, num papo com RG. E ele entende do gingado, viu? Contou que ficou muito satisfeito com o line up do festival, mas tem lá suas ressalvas de connoisseur: queria mesmo era assistir ao Bob Dylan ao vivo – o nome do papa folk foi bastante especulado pela organização, mas acabou não rolando… Das atrações confirmadas, Junior gosta de Peter Gabriel e Damien Marley. E se ressente em não ter visto um show do Marley mais famoso. “Adoro reggae! Queria mesmo é ter visto um show do Bob.”

Se os sonhos de grandeza para Paulínia param por aí? Se dependesse do prefeito, Paulínia seria até cidade-sede da Copa. “Um sonho! Sei que não dá mais tempo mas, se ainda desse, abraçaríamos a causa!”.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024