RG esteve nessa terça-feira (21.12) no jantar que Donata Meirelles e Nizan Guanaes ofereceram em torno de Arianna Huffington fundadora e editora-chefe do The Huffington Post, um dos mais influentes veículos do planeta. O site de tendências “progressistas”, como ela costuma definir, tem explosivo impacto na opinião pública americana e um aguçado olhar sobre política – inclusive externa. Arianna, célebre jornalista, foi casada com um político e enveredou ela mesma pela seara – tornou-se até candidata independente ao governo da Califórnia, opondo-se a Arnold Schwarzenegger. Há uma semana, ela enveredou pela América do Sul para aplacar a curiosidade geral sobre dois gigantes destes trópicos, Chile e Brasil. Sua viagem começou no país andino, onde ela observa que “há mais pessoas sendo salvas do que somente os mineiros”. Por lá, ela entrevistou o presidente Sebastián Piñera, primeiro homem de direita a governar o país em duas décadas. Terceiro homem mais rico do país, Piñera disse a Arianna que o Chile “será o primeiro país sul americano a eliminar completamente a pobreza”. Oxalá.
Depois dos poucos dias chilenos, Arianna desembarcou em Brasília, onde entrevistaria Dilma Roussef. Para RG, ela negou que a entrevista já tenha acontecido. Mas as duas ainda devem se encontrar, informalmente. Depois da capital do país, Arianna seguiu para o Rio, onde hospedou-se no hotel Fasano. Diz que adorou. Foi ciceroneada por Paula Bezerra de Mello, a PR do hotel, que levou Arianna para conhecer a cidade e seus hóspedes mais famosos, como Oskar Metsavaht e Lenny Niemeyer – essa última a recebeu num dos célebres almoços de domingo em sua casa.
No jantar paulista, Arianna foi apresentada aos amigos de Nizan. O dono do bilionário Grupo ABC a introduziu a uma turma eclética – 180 convidados das mais diferentes áreas, de Olavo Setúbal Jr. a Marcelo Tas, passando por jornalistas como Bruno Astuto e Lilian Pacce e empresários da moda como Waldemar Iodice e Amir Slama, além da animada turma de amigos de Donata, que deu a bossa necessária ao jantar. No papo com RG, Arianna confidenciou que quer fazer uma matéria sobre a mudança de visual de Dilma Roussef. E nos pediu ajuda – que graça! – para saber os nomes de pessoas que fotografava com o seu blackberry. Entre elas Alexandra Farah, que ganhou a simpatia da grega (ela é radicada dos EUA) ao soltar um: “I am you here in Brazil”, para comoção geral. Alexandra rocks.
O jantar correu muito discreto, com uma Donata mostrando como se deve receber. A anfitriã passeava daqui para lá com um brilhante novo – amarelo -, presente de Natal do marido. Donata fez questão de dar atenção para uma das convidadas mais interessantes dali, a argentina Carolina Larriera, viúva de Sergio Viera de Mello, um dos mais importantes nomes da diplomacia brasileira, morto há sete anos em um trágico atentado terrorista em Bagdá (Iraque). Para RG, Larriera contou que está morando no Rio. Ela trabalha para a Harvard, e no Brasil faz pesquisas sobre políticas públicas, em especial as dedicadas a direitos humanos.
Jantar servido – com um acento grego, uma homenagem. Hora de dizer um até logo à Arianna, pegar o cartãozinho dela e seguir rumo ao Natal… Já reparou que esse ano não quer terminar?