Top

Música em Trancoso: o festival mais chique – e engajado – do verão baiano

Por Jeff Ares

RG está em Trancoso à convite do festival Música em Trancoso, que há 5 anos traz grandes nomes da música clássica e contemporânea ao Teatro L’Occitane, um anfiteatro a céu aberto incrustado no condomínio Terravista – cujo aeroporto recebe o maior número de aeronaves da temporada.

Carlos e Sabine Lovatelli receberam convidados de todas as partes do mundo para o início do festival, que segue até a próxima semana. É de Sabine a programação musical – ela é diretora do Mozarteum, instituição que preza pela melhor programação de música clássica do país.

Na primeira noite, a Orquestra Experimental de Repertório, regida por Carlos Moreno, apresentou peças de vigor, acompanhados de virtuoses como o clarinetista Walter Seyfarth e o pianista Maciej Pikulski, que tocou lindamente o Concerto para Piano em Fá Menor, de Gershwin, para uma audiência entusiasmada. E um tanto mais despojada do que nas tradicionais salas de concerto. Mas não com menos charme – linho, brilhantes e biojoias combinaram-se, em nota só.

Registre-se ainda a invasão francesa no festival – muitos deles conexões do grande mecenas do Teatro L’Occitane, Reinold Geiger, CEO da marca de cosméticos e inveterado amante destes mares do sul – é dele uma das casas mais lindas de Itapororoca, praia mais reservada aqui do balneário.

Em entrevista à RG, Sabine Lovatelli nos contou sobre o fundamental aspecto social do projeto, que “melhorou a economia de Trancoso”, criando um acontecimento turístico entre o fim do verão e a Páscoa. Ela também destaca as oficinas de música clássica para jovens carentes da região. E adianta: “Vamos dar bolsas para jovens talentos”.

RG segue em Trancoso para acompanhar a segunda noite do Festival. Aqui, imagens da noite de abertura. Até já.

Mais de Festa