Sofia Coppola | Foto: Reprodução / Courtesy MACK
Sofia Coppola é uma das maiores cineastas da geração. Diretora de “Priscilla”, um dos filmes mais aclamados do Festival de Cinema de Veneza, ela acaba de ganhar um livro: “Sofia Coppola: Archive 1999-2023“, da Editora MACK. Contando uma parte de sua trajetória com entrevistas e fotos, a obra com oito capítulos, cada um dedicado a um de seus filmes icônicos, com chega nas livrarias internacionais trazendo um panorama biográfico da cineasta americana.
Entre todos os conteúdos das páginas, os leitores vão se aprofundar em sua trajetória por meio de uma entrevista exclusiva entre Coppola e sua amiga Lynn Hirschberg, editora geral da “W Magazine”. Nela, sua jornada como estudante de Belas Artes é retratada. Além dos bastidores de algumas obras, como “Maria Antonieta”, que ganhou uma grande colaboração com Kirsten Dunst, protagonista do filme.
Outra parte das páginas mergulha no filme “The Bling Ring”, explorando a obsessão por celebridades que tanto inspirou a diretora. O conteúdo ganhou fotos de Angelina Jolie e Robert Pattinson, que influenciou o trabalho de Sofia enquanto produzia a obra. Rascunhos de roteiro, recortes de revistas, provas de figurino e outros detalhes são usados para contar a história de outros filmes como “As Virgens Suicidas” e “Encontros e Desencontros”.
Além disso, Sofia conta como sua relação com a banda Phoenix, liderada por seu marido, Thomas Mars. “Maria Antonieta”, por exemplo, foi toda orquestrada por Mars. Mais recente, o cantor foi quem “salvou” as músicas de “Priscilla”, já que a Elvis Presley Enterprises, que cuida do legado musical do rei do rock, não concedeu autorização para usar suas músicas no filme. A obra que conta a história da esposa do cantor será lançada nos cinemas brasileiros em 26 de dezembro. Já o livro de Sofia ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.