Margot Robbie em “Barbie” (2023) – Foto: Reprodução/IMDb
Você sabia que a diretora Greta Gerwig se inspirou em vários clássicos do cinema para fazer “Barbie”? Entre filmes musicais como “Grease”, passando como sucessos de ficção científica como “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, listamos cinco produções que você não pode deixar de assistir para entender o lançamento do ano.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“O MÁGICO DE OZ” (1939)
Em entrevista ao Letterboxd, Greta explicou como o clássico a inspirou: “É um filme extraordinário, lindo e amado. Mas ele faz algo que eu queria emular, que é o senso de autenticidade artificial, com céus pintados e cenários. Eu acho lindo e emocionante. No nosso filme, colocamos a estrada de tijolos cor de rosa, em vez da estrada de tijolos amarela. Executamos como eles teriam feito nos filmes musicais dos anos 1930 e 1940”.
Onde assistir: HBO Max, Amazon Prime Video, Apple TV (por aluguel)
“2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO” (1968)
No começo de “Barbie”, várias crianças destroem suas bonecas após a aparição de Barbie, uma referência ao momento do filme de Stanley Kubrick em que um macaco pré-histórico dá socos em um esqueleto. Na cena, um dos ossos sai voando e se converte em uma espaçonave, simbolizando o progresso.
Onde assistir: Amazon Prime Video, HBO Max, Apple TV (por aluguel)
“GREASE” (1978)
“Grease é ótimo. É um musical sobre os anos 1950, mas feito nos anos 1970 e todos têm 30 anos”, brincou Greta ao explicar por que usou o musical como referência.
Onde assistir: Amazon Prime Video (por assinatura), YouTube (por aluguel)
“MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS” (1988)
Greta se inspirou na sobreposição de cores do filme do espanhol Pedro Almodóvar para criar a paleta de “Barbie”.
Onde assistir: MUBI, Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV (por aluguel)
“O SHOW DE TRUMAN” (1998)
Filme mais moderno na lista de referências de Greta, ela assistiu ao longa de 1998 antes de fazer “Barbie” e até chegou a conversar com o diretor Peter Weir por telefone sobre como foi gravado. “Eles filmaram ao ar livre, mas penduraram luzes artificiais para criar a sensação de estar em um estúdio”, conta.
Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube (todos por aluguel)