Top

Com curadoria de Eder Chiodetto, Iezu Kaeru expõe em São Paulo

Foto: Divulgação

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA), segunda maior biblioteca do Brasil, localizada na capital paulista, abre suas portas para receber a exposição fotográfica “Labirinto de Cabras e o Touro de Mármore” do artista pernambucano Iezu Kaeru e curadoria de Eder Chiodetto. A mostra que desembarca em São Paulo será aberta ao público neste sábado (08.07) e propõe jogos fotográficos místicos compondo uma obra inspirada no tarô e na mitologia, explorando a relação simbólica entre seres humanos e natureza.

O fotógrafo Iezu Kaeru - Foto: Divulgação

O fotógrafo Iezu Kaeru – Foto: Divulgação

“Labirinto de Cabras e o Touro de Mármore” chega de forma inédita na BMA e ocupará a galeria do terceiro piso com o projeto multimídia itinerante que ressalta a relação do artista com a linguagem fotográfica, atravessando a epiderme dos sentidos em busca de transcendência e exibe fotografias que capturam paisagens e pessoas encontradas no dia a dia e em viagens, utilizando diferentes tipos de câmeras digitais e analógicas para trazer as tonalidades, cores e músicas presentes nos cotidianos de diferentes localidades do Brasil.

Foto: Divulgação

Ressaltando a relação do artista com a linguagem fotográfica e expandindo o terreno simbólico da fotografia documental de Pernambuco e do Brasil, nesta versão inédita, a exposição é para Kaeru um exercício de uma curadoria da alma, uma imersão nos próprios erros, inquietações, em sua poesia e em seu silêncio, na busca por uma fotografia autoral, aberta aos registros intimistas, às banalidades, subjetividades e experiências estéticas do dia a dia.

Foto: Divulgação

Sob a curadoria do jornalista, fotógrafo e crítico Chiodetto, “Labirinto de Cabras e o Touro de Mármore” reúne 31 imagens em grandes formatos ampliadas em fine art, e provoca reflexões sobre a fotografia contemporânea brasileira, proporcionando experiência sensorial e promovendo diálogos entre repertórios culturais distintos explorando o hibridismo de suportes e linguagens na documentação do cotidiano criando conexões entre histórias, lugares e personagens.

Com textos do multiartista piauiense Torquato Neto, de Eder Chiodetto e de Kaeru, a exposição tem peças gráficas assinadas por Zianne Torres, designer e editora de arte do jornal “Diário de Pernambuco” e incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco. Até 10 de setembro.

Mais de Cultura