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Filho de Cássia Eller, Chico Chico se apresenta na Casa Natura Musical

Foto: Divulgação

Chico Chico apresenta o show de seu novo álbum na Casa Natura Musical no dia 21 de julho, sexta-feira, às 22h. Com produção de Ivan Cavazza e coprodução de Pedro Fonseca, “Pomares” é fruto maduro que Chico Chico oferece agora, aos 28 anos – estreia solo, na qual ele compõe todas as faixas, depois de ter outros três discos nos quais dividiu a assinatura.

Em 2015, lançou com a banda 2 x 0 Vargem Alta (na qual era vocalista, violonista e principal compositor) o álbum homônimo. Em 2020, ao lado do cantor e compositor Fran, pôs na rua “Onde?” – com apenas uma canção escrita pela dupla, em meio a outras de nomes como Sérgio Sampaio, Luiz Melodia e Itamar Assumpção. Por fim, em fevereiro de 2021, foi a vez de Chico Chico & João Mantuano, outro em dupla – “A cidade”, uma das canções do disco, foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.

“Vejo a morte como o início de um renascer”, explica Chico Chico. “Vem muito daí também o nome do álbum, ‘Pomares’, que é uma das canções do disco e traz a ideia da natureza que contempla o semear, o brotar, o crescer, o secar, pra brotar e começar de  novo. E o nome também carrega a diversidade de sons que me interessa.”

“Pomares” carrega muitos sabores. Se “Ribanceira” se apoia nos violões de Chico Chico e Guilherme Schwab, “Templos” traz a banda cheia, pontuada pelo piano Rhodes de Pedro Fonseca e o batuque do maracatu conduzido pela bateria de Cesinha e as percussões de Thiago da Serrinha e Leon Miguel.

Foto: Divulgação

No centro do álbum, a faixa-título, “Pomares”, tem um naipe de dez cordas realçando com sensibilidade a beleza da melodia e da letra. O arranjo de cordas é de Luiz Brasil, que escreveu também o arranjo de “Abacateiro Real”. “Nunca mais o tempo firmou” – composta por Chico Chico e Sal Pessoa, que a cantam juntos no disco – também tem o dedo de Luiz Brasil, no arranjo de sopros.

“Mãe”, feita por Chico Chico para homenagear suas mães Cássia Eller e Maria Eugênia, é das canções mais antigas do disco e está no repertório dos shows do artista há muitos anos. Por isso, ele resistia à ideia de incluí-la em “Pomares”. Mas a sugestão de um dueto seu com Maria Eugênia deu novo sentido à canção, que trata do crescimento (inevitável como a morte e o nascimento). Em meio ao canto de mãe e filho, os músicos que participam do disco dizem os nomes de suas mães. Um dos violões é de Walter Villaça, que tocou por anos com Cássia – Luiz Brasil é outro artista presente no disco que trabalhou com a cantora.

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