Cultura

Diretora Marcela Lordy une cinema e teatro experimental em novo projeto

Share

Marcela Lordy – Foto: Gabriela Bernd

A pandemia foi um momento especialmente desafiador para o casal de artistas Flávia Couto e Pedro Guilherme. Ambos tiveram Covid-19, ele perdeu a mãe durante o período. “Se eles não criassem arte, iriam enlouquecer”, conta a diretora Marcela Lordy, convidada a dirigir o projeto “O Amor e a Peste”, um experimento cênico, espécie de mescla entre cinema e teatro, que chega às plataformas digitais (Apple/ITunes, Google Play/Youtube Filmes, Vivo Play e Claro TV +) nesta quinta-feira (06.07).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Amor e a Peste nasceu como um experimento cênico online gravado pelos próprios atores no apartamento em que moram, com ferramentas como celular e tablet. Marcela entrou na história para trazer uma visão de fora e adaptar o experimento para as plataformas em um processo colaborativo com o Laboratório Fronteiras Permeáveis, da diretora de arte Vera Hamburger.

. “Achei muito bonita essa paixão pelo fazer artístico, essa resistência”, explica.

Cena de “O Amor e a Peste” – Foto: Divulgação

A própria trama tem um paralelo com o que os artistas estavam vivendo na época. O roteiro foi inspirado na obra e vida da autora francesa Anaïs Nin e do poeta francês Antonin Artaud. “Eu me apaixonei pelo texto e pelo experimento justamente pelo paralelo que esse casal criou, que é a história de ser artista no Brasil em plena pandemia e resistir, em um momento de opressão que a gente se sentia emparedado. O Artaud e a Anaïs passaram pelo nazismo, a gripe influenza. Eles viviam esse momento difícil onde os artistas acabam aflorando a criação. E eu vi isso acontecer ali com a Flávia e o Pedro, foi a forma de sobreviver. Ser artista em si nesse país é uma questão, acho que ‘O Amor e a Peste’ traz uma reflexão sobre isso, sobre a importância de seguir fazendo e acreditar resistir e dar a volta por cima”, afirma Marcela.

O paralelo entre diferentes veículos de expressão – literatura, poesia, cinema, teatro – é recorrente no trabalho da diretora. Um exemplo disso é seu primeiro longa-metragem, “O Livro dos Prazeres”, uma adaptação da obra “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector.

Atriz Simone Spoladore em “O Livro dos Prazeres – Foto: Divulgação

“Eu gosto dos projetos que me desafiam como linguagem. Gosto de coisas que instigam criativamente, coisas que são impossíveis. O ‘Livro dos Prazeres’, da Clarice Lispector, começa com uma vírgula e termina com dois pontos. É um fluxo de pensamento, todo mundo fala que é inadaptavel”, afirma. Ela não só desafiou as probabilidades como fez isso com maestria. O filme foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2020, além de ter circulado em diversos festivais e ter sido premiado no BACIFI, Cinecitta IFF, Vitória e Vassouras.

É a partir da improbabilidade de se transformar uma obra de arte em outra que ferve a criatividade da diretora e nasce a genialidade de seu trabalho. Ela destaca, no entanto, que é preciso regulamentação para que mais artistas possam investir em criações autorais e dar vazão a seus potenciais criativos.

“É preciso regulamentar, já que os streamings não dão direitos patrimoniais aos produtores. Os pequenos e médios produtores não têm vez, acabam prestando serviço para estrangeiros, com várias pessoas opinando na obra. Acho importante ter espaço de criação autoral, participar como produtora.”

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024